ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Embaixada do Brasil em Tóquio realiza webinar sobre tecnologia do nióbio

Evento online será feito em parceria com a CBMM e o Grupo Sojitz e tem como objetivo apresentar as pesquisas em andamento para a geração e o armazenamento de energia limpa com o uso do nióbio.

A Embaixada do Brasil em Tóquio, em parceria com a CBMM e o Grupo Sojitz irão realizar o webinar "Tecnologia do Nióbio para energia limpa". O evento será realizado no dia 9 de novembro, às 21h (horário de Brasília). O objetivo é apresentar as pesquisas em andamento para a geração e o armazenamento de energia limpa com o uso do nióbio.

Serão demonstrados os diversos benefícios da aplicação do Nióbio para uma matriz energética mais limpa. No momento em que o mundo discute os desafios da descarbonização, as tecnologias apresentadas poderão apoiar os esforços do Japão para alcançar as ambiciosas metas de redução de emissões até 2030.

O evento, que será realizado em inglês, contará com as seguintes apresentações no painel principal, dedicado à inovação:

• Alexandre Jordão (CBMM): Soluções com nióbio para um futuro sustentável

• Prof. Kiyotaka Nakajima (Universidade de Hokkaido): Catalisadores sólidos ácidos para conversão de biomassa

• Prof. Katsuyoshi Kakinuma (Universidade de Yamanashi): Catalisadores catódicos altamente duráveis ​​e ativos para células a combustível de eletrólito polimérico usando Nióbio

• Prof. Naoaki Yabuuchi (Universidade de Yokohama): Novos cátodos nanoestruturados de alta capacidade contendo Nióbio

• Prof. Kazunari Domen (Universidades de Tóquio e de Shinshu): Fotocatalisadores à base de nióbio para separação de água

• Dr. Yasuhiro Harada (Toshiba): Bateria de íon-lítio de última geração com ânodo à base de nióbio para uma sociedade eletrificada

As pesquisas são fruto de parcerias técnicas e comerciais de longo prazo entre a CBMM e instituições japonesas. A CBMM, líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, conta com empresas japonesas entre seus acionistas. A tecnologia brasileira do Nióbio é aplicada em diversas indústrias no Japão e em muitos outros países.

Brasil e Japão são parceiros na área de materiais avançados, com destaque para o Memorando de Cooperação no Campo de Tecnologias Relacionadas à Produção e ao Uso de Nióbio e Grafeno, firmado em janeiro de 2021.

Serviço:

Webinar "Tecnologia do Nióbio para energia limpa"

Data: 9/11, às 21 horas

Inscrições:https://cdn.fcdonline.uk/global/cbmm-november-2021/

Informações: sectec.toquio@itamaraty.gov.br

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CBMM
 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.