Brazilian Metallurgy, Materials and Mining Association

Parceria da ABM com a TechnNOVA oferece treinamentos na área de estampagem

Cursos da TechnNOVA, empresa especializada em processos de estampagem, podem ser contratados com desconto de 30% para associados da ABM

Fonte: Assessoria TechnNOVA

A jornada para se tornar um especialista em estampagem é longa e enriquecida com experiências práticas. Tradicionalmente, essa expertise é adquirida ao longo de anos, até décadas, de trabalho no campo, caracterizando-se como um processo contínuo e evolutivo. No entanto, no ritmo acelerado do mundo atual, a formação de talentos na área de estampagem de chapas precisa ser mais ágil. Infelizmente, os cursos de formação disponíveis e mesmo o conhecimento oferecido pelas universidades são muito teóricos, apresentando pouca ou nenhuma conexão com o cotidiano da indústria e seus desafios. A isso se soma a falta de um conhecimento estruturado e organizado de forma didática e de fácil assimilação, contribuindo para que o desenvolvimento de profissionais no mundo da estamparia permaneça complexo, sem padronização e fortemente dependente dos desafios variáveis de cada empresa.

Conhecer os processos de estampagem é crucial não apenas para ferramenteiros e projetistas de ferramentas, mas também para analistas de processos, responsáveis por cotações, compradores e até fornecedores de insumos para a produção de peças metálicas. Quando a atividade de ferramentaria é terceirizada, é ainda mais importante que a equipe saiba interpretar e avaliar projetos de ferramentas, resultados de simulação, compreender o comportamento dos materiais e verificar se a solução proposta atende às exigências do cliente. Além disso, durante o seu ciclo de desenvolvimento uma ferramenta passa por profissionais de várias especialidades, que raramente compartilham do mesmo nível de conhecimento sobre o processo. A experiência mostra que reunir todos esses elos da cadeia de desenvolvimento em um treinamento onde se expõe e discute os desafios do desenvolvimento de processos de estampagem traz resultados imediatos. 

Visando atender à demanda existente nas ferramentarias brasileiras por cursos que integrem teoria e prática de maneira equilibrada, a TechnNOVA desenvolveu uma série de treinamentos. Estes cursos reúnem experiência acadêmica e prática profissional, com ênfase nos conhecimentos adquiridos no renomado IFU Institut für Umformtechnik (Instituto de Tecnologias de Conformação de Metais) da Universidade de Stuttgart, um centro de excelência na Alemanha, e em muitos anos de prática industrial junto a fornecedores de peças estampadas para veículos agrícolas, caminhões e automóveis. 

Os fundamentos de Estampagem

O curso fornece ao profissional um entendimento abrangente dos processos, materiais e tecnologias envolvidas na definição de um processo de estampagem factível e exequível, utilizando as metodologias e técnica modernas, utilizadas nas indústrias mais competitivas da área. No início, os conceitos fundamentais e a classificação dos processos de conformação são introduzidos. É apresentado um conceito de alto valor didático: a Análise Sistemática do Processo. Nele, demonstra-se a importância dos tópicos matéria-prima (pré- e pós-conformação), zona de conformação, limite matéria-prima-ferramenta, ferramenta, máquina de conformação e ambiente de produção. Aprofundando-se na conformabilidade e nos fundamentos metalúrgicos, o curso permite aos participantes compreenderem a conformação dos materiais, a tensões, e os mecanismos de deformação plástica. Esse conhecimento é crucial para os profissionais, pois ajuda a prever e mitigar problemas relacionados ao comportamento dos materiais durante etapas de desenvolvimento e na produção. Além disso, o curso aborda a fabricação de chapas e suas propriedades mecânicas, elucidando sobre a seleção de materiais para diversas aplicações, os modernos aços de alta resistência e últimas tendências em materiais, aspectos críticos na estampagem. Os processos elementares de estampagem, como dobra, corte, estiramento e embutimento, são explicados, fornecendo aos participantes um entendimento fundamental dos processos básicos envolvidos na criação e aperfeiçoamento de ferramentas de estampagem.

A seção sobre estampagem de peças em geral expande o conhecimento para abranger a estampagem de geometrias complexas, a análise de falhas e deformações, os equipamentos de medição e os ensaios de estampabilidade. Isso proporciona aos alunos as habilidades necessárias para avaliar a qualidade, resolver problemas e melhorar as técnicas de estampagem. O curso também aborda o estudo do atrito e desgaste na estampagem, dois aspectos fundamentais para compreender a durabilidade e a eficiência das ferramentas usadas no processo e que constituem um dos principais motivos de paradas de produção. A parte final, dedicada à simulação dos processos de estampagem, oferece uma perspectiva moderna e tecnológica, essencial para o desenvolvimento e a otimização de processos na indústria atual. O aluno sai ao final do treinamento com a capacidade de interpretar resultados de simulação e utilizar esse conhecimento em seu dia a dia.

Para saber mais sobre o curso Fundamentos de Estampagem, acesse: https://www.abmbrasil.com.br/por/curso/online-fundamentos-de-estampagem

Associado ABM tem 30% de desconto. Para ativar o desconto, siga as instruções no site. 

 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.

Sponsoring Companies