ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Workshop sobre aplicações de agregado siderúrgico acontece na sede da ABM, dia 30/09

A atividade faz parte do pré-evento da ABM WEEK 2019.

Alta estabilidade, elevada resistência mecânica e baixo custo são algumas características que explicam a diversidade de aplicações do agregado siderúrgico. Nas indústrias de cimento e de artefatos de concreto, bem como em obras de pavimentação e lastro ferroviário, esse material possui utilização crescente, no Brasil e no exterior. Também na agricultura, esse coproduto siderúrgico vem sendo aproveitado como fertilizante, inclusive em plantações orgânicas.

As ações necessárias para ampliar ainda mais o uso do agregado siderúrgico serão discutidas em um workshop que será realizado no dia 30 de setembro. O evento, que acontece na sede da ABM, em São Paulo, antecede a abertura oficial da ABM WEEK 2019, que se estende de 1 a 3 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos, também na capital paulista.

Ganhos ambientais
“A importância de discutir esse tema se deve às enormes vantagens ambientais que o uso do agregado siderúrgico pode proporcionar”, explica o presidente executivo da ABM, Horacidio Leal Barbosa Filho. Composto de óxidos e silicatos, o material que resulta da produção de aço é submetido a um processo de segregação e beneficiamento, transformando-se em uma alternativa a recursos não renováveis extraídos da natureza. É o caso da brita, da areia e do calcário. Dar novos usos ao agregado siderúrgico implica, ainda, em redução do volume do material que é destinado aos aterros sanitários.

“Anualmente são gerados no Brasil aproximadamente 4,2 milhões de toneladas de escórias de aciaria com potencial para se transformar em agregado siderúrgico”, diz o consultor Luiz Cláudio Pinto Oliveira, que coordena o workshop na ABM ao lado do professor José Carlos D’Abreu, da PUC-Rio. Em países como Japão, Estados Unidos e, também, na Europa, a discussão técnica sobre as aplicações para o agregado siderúrgico está muito ativa. “Sendo o Brasil um dos principais produtores de aço no mundo, é fundamental discutirmos a utilização deste material de forma técnica e ambientalmente adequados”, comenta o consultor.

Com a participação de profissionais da indústria e da academia, o workshop ‘Agregado siderúrgico: desafios e oportunidades’ tem vagas limitadas e taxas de inscrição que vão de R$ 50 a R$ 200. O evento acontece no dia 30 de setembro, das 9h às 13h, na sede da ABM (Rua Antônio Comparato, 218, Campo Belo, São Paulo). Interessados em participar devem fazer sua inscrição no www.abmbrasil.com.br/eventos. 
 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.