ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Ternium premia fornecedores por destaque em segurança

A 1ª edição do Programa Fornecedor Seguro avaliou as empresas que prestam serviços para a área industrial nos quesitos segurança do trabalho e saúde ocupacional.

A Ternium premiou, na última sexta-feira (29/01), 11 contratadas na primeira edição do programa Fornecedor Seguro. As empresas prestam serviços para a área industrial da Ternium e foram avaliadas em requisitos de segurança do trabalho e saúde ocupacional. O objetivo do programa é estimular o comportamento seguro em todos os fornecedores da siderúrgica. Hoje, oito mil pessoas trabalham diariamente no centro industrial, sendo que 50% é de empresas contratadas.

A gerente de segurança da Ternium Brasil, Nathalia Barros, destacou as mudanças ocorridas no mundo em 2020 e como a segurança ganhou ainda mais atenção.

"Neste último ano, nosso olhar sobre a saúde e a segurança se fez ainda mais necessário devido à pandemia da COVID-19. Mais do que nunca, percebemos que é muito importante não só garantir que as nossas ações sejam seguras, mas também seguirmos as medidas básicas de prevenção", disse Nathalia, durante o evento, realizado de forma remota por conta da pandemia.

Alejandro Jacobsen, Diretor Global de Segurança e Meio Ambiente da Ternium, classificou o Fornecedor Seguro como ‘um programa importante para o futuro da segurança na empresa’.

"É um projeto estratégico. Parabenizo as empresas parceiras pela paixão e pela gana de fazer o melhor e atingir os resultados. Vocês superaram as expectativas. Gostaria de pensar que podemos triplicar o número de participantes na próxima edição porque assim podemos envolver ainda mais colaboradores e aprimorar os processos de segurança. Parabéns!", finalizou.

"Gostaria de agradecer a participação das 25 empresas que fizeram parte do primeiro Fornecedor Seguro. O programa não é uma competição que só ganha quem chega em primeiro. O objetivo é que todos atinjam o patamar mais elevado de segurança. Em 2021, quero dobrar ou triplicar o número de empresas premiadas e sei que vocês conseguem aprimorar cada vez mais a cultura de segurança. Também gostaria de deixar o meu agradecimento para a equipe da Ternium que liderou o processo. O Fornecedor Seguro é uma ferramenta fundamental para unificar as práticas de segurança entre funcionários próprios e contratados no nosso centro industrial. Vamos continuar avançando e trabalhando para proteger todos que trabalham na Ternium e nas contratadas", afirmou Marcelo Chara, Presidente da Ternium Brasil.

"Nosso objetivo é consolidar uma cultura de segurança por convicção, não por obrigação. É essencial que cada um de nós seja capaz de reconhecer o risco antes de cada tarefa e que sempre pensemos em segurança primeiro, não apenas na Ternium, mas também fora da usina. Queremos desenvolver cada vez mais práticas seguras em nossa equipe", destacou Titus Schaar, Vice Presidente de Operações da Ternium Brasil.

As 25 empresas participantes do programa foram submetidas a avaliações bimestrais em 2020, com base em cinco conjuntos de critérios: medição e controle dos indicadores de segurança e saúde; identificação e controle de riscos; competência, formação e conscientização; certificação de equipamentos; e, por fim, requisitos legais. As vencedoras conquistaram a classificação de "boa" ou "excelente", o que equivale a mais de 85% de conformidade com os critérios de avaliação. O Programa Fornecedor Seguro já acontece no México há quatro anos e, no último ano, premiou 33 empresas, entre 117.

Premiadas:

1. Construtora Coefer Ltda 

2. Detronic Desmontes e Terraplenagem 

3. Essencis Soluções Ambientais 

4. Etecf Construtora 

5. Fosbel Indústria e Comércio 

6. Fran Eletromecânica  

7. GE Energia Termica e Industrial 

8. Imetal Metal Mecânica  

9. Ormec Engenharia 

10.Reframax Engenharia  

11.Sthallog Soluções e Logística 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ternium

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.