ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Ternium Brasil retoma obras do PCI

Projeto vai aumentar a capacidade de injeção de carvão pulverizado nos altos fornos e reduzir custos operacionais na produção do ferro gusa.

A Ternium Brasil retomou por completo as obras do PCI. Sigla em inglês para Pulverized Coal Injection, o projeto vai aumentar a capacidade de injeção de carvão pulverizado nos Altos Fornos, substituindo parte do coque, que é mais caro. Com o maior uso do PCI a empresa reduz custos operacionais na produção do ferro gusa. Inicialmente previstos para o final de 2020, os trabalhos devem ser concluídos em julho de 2021.

A obra estava parada havia seis meses devido à pandemia de covid 19  e a retomada ocorreu em 15 de dezembro. Atualmente, o projeto está 58% executado. A decisão de voltar com as obras ocorreu após reunião da equipe de engenharia com a de serviços médicos, como conta Hugo Cardoso, Engenheiro de Projetos. 

“Nesse encontro ficou definido que o retorno segue os estritos protocolos de saúde e segurança da Ternium e da Organização Mundial de Saúde (OMS) para reduzir o risco de contaminação pela covid 19”.

“Estamos nos preparando para ser ainda mais competitivos. O empenho em cumprir com cada uma das medidas adotadas pela Ternium e as empresas fornecedoras para nos prevenir da covid 19 é a chave para garantir a conclusão deste projeto com sucesso”, disse Fernando Caracoche, gerente geral de Engenharia.

A empresa continua trabalhando para manter a operação, os investimentos necessários e a proteção da saúde de todos que trabalham no centro industrial. O projeto do PCI é estratégico para maximizar a competitividade na produção do aço. 

“Estamos em um momento onde a competitividade e a produção a custos otimizados são temas de extrema importância. O desafio econômico imposto pela pandemia deixa evidente que a empresa que conseguir ser mais competitiva diante de um cenário difícil será o diferencial no mercado”, saliente Hugo.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Ternium 
 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.