ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

SSAB avança em projeto para produção de aço sem combustíveis fósseis

Unidade produtiva da siderúrgica sueca já opera usando o hidrogênio; as emissões, ao invés de CO2, serão na forma de água

A SSAB, multinacional sueca líder mundial na fabricação de aços de alta resistência, avança no projeto exclusivo para a produção de aços sem o emprego de combustíveis fósseis, chamado Hybrit, um empreendimento conjunto entre a SSAB, a LKAB e a Vattenfall. A planta piloto já começou a operar em caráter de testes no último dia 31 de agosto e o projeto deve estar totalmente finalizado até 2045.

“A SSAB quer fazer parte da solução para a mudança climática e oferecerá os primeiros produtos de aço sem combustíveis fósseis no mercado já em 2026. A transição para a produção de aços sem o emprego de combustíveis fósseis já começou e, agora, estamos definindo os detalhes de como será o futuro do empreendimento. Acreditamos que esse é o caminho certo a seguir e que criará muitas oportunidades de negócios interessantes para nós, enquanto empresa”, explica o presidente e CEO da SSAB, Martin Lindqvist.

No momento, são usados carvão e coque para reduzir o minério de ferro a ferro. Trata-se de um processo que gera grandes volumes de dióxido de carbono. A ideia por trás do Hybrit é usar o hidrogênio, que tem sido produzido com eletricidade a partir de fontes isentas de combustíveis fósseis. Em vez de CO2, as emissões, nesse caso, serão na forma de água normal.

A Suécia e a Finlândia têm uma oportunidade única de estarem à frente de uma iniciativa para a produção de aços sem o emprego de combustíveis fósseis, graças ao bom acesso a energia elétrica ecológica e isenta de combustíveis fósseis, ao minério de ferro com a mais alta qualidade da Europa, bem como a uma indústria siderúrgica inovadora e especializada.

Para realmente se tornarem verdes, as siderúrgicas devem garantir que a eletricidade usada para extrair o hidrogênio também esteja livre de combustíveis fósseis, o que pode ser um problema para diversos países, já que muitos deles ainda dependem de carvão e gás natural para suas necessidades energéticas.

Em contraste, a Suécia é quase inteiramente abastecida por fontes de energia não fósseis. A energia hidrelétrica é responsável por cerca de 40% da geração de eletricidade do país nórdico. A energia nuclear responde por outros 40%, com uma parcela de 10% de energia eólica. Isso dá uma vantagem à SSAB, que juntamente com a concessionária Vattenfall e a mineradora LKAB, explora a mudança para o hidrogênio no projeto Hybrit.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da SSAB

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.