ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Setor de mineração passa por revolução da IoT, diz pesquisa

Estudo mostra que a Internet das Coisas está ganhando espaço na indústria

Pesquisa recente realizada pela Inmarsat, líder mundial em comunicações móveis globais via satélite, mostra que o setor de mineração está passando por uma revolução da Internet das Coisas (IoT). Entrevistas realizadas com 200 pessoas responsáveis pela tomada de decisões ou influência significativa em iniciativas relacionadas com a IoT em empresas com mais de 500 funcionários comprovam o avanço desse tipo de tecnologia. 

As empresas de mineração relataram sucesso na implementação de projetos para proteger os trabalhadores através de rastreamento remoto, e para monitorar a perfuração e observar a drenagem ácida de minas remotamente. No entanto, apesar desse progresso, uma série de desafios está dificultando a capacidade do setor de colher as recompensas que a IoT tem para oferecer.
 
 De acordo com a pesquisa, a maioria das empresas (65%) implantou totalmente pelo menos um projeto de IoT, enquanto 33% estão avaliando ou avaliaram um projeto de IoT, com apenas 2% dos entrevistas não tendo iniciado um projeto de IoT. Estas conclusões refletem as previsões relatadas na pesquisa sobre mineração de 2018 da Inmarsat, na qual apenas 2% tinham implementado totalmente uma solução de IoT, 29% estavam avaliando um projeto e 69% estavam planejando iniciar projetos de IoT nos próximos dois anos. 

Notavelmente, existe uma variação geográfica considerável na adoção e maturidade da IoT em diferentes regiões, com 98% dos entrevistados norte-americanos tendo implementados com sucesso projetos compatíveis com a IoT, em comparação com apenas 50% na África e 38% na América do Sul.
 
Embora este aumento em implementações completas represente um progresso, as formas como são utilizadas e a gestão de dados são simplificadas e existem muitos desafios a superar se o setor de mineração pretender concretizar plenamente o potencial da IoT, especialmente no que diz respeito à sua utilização como motor para a mudança empresarial. 

A falta de habilidades, a necessidade de investimentos e os desafios culturais, bem como a conectividade não confiável, os processos irregulares de segurança cibernética e os processos de gerenciamento de dados subdesenvolvidos também foram destacados no relatório e todos precisarão ser corrigidos nos próximos anos.

“Dois anos depois da nossa última pesquisa, a Inmarsat queria mensurar o que havia mudado no setor de mineração. A IoT começou a ganhar espaço no setor com índices de adoção mais elevadas em todos os níveis. O que descobrimos foi um setor que, historicamente lento na adoção de ideias radicais, está agora começando a abraçar a utilização da IoT, mas que ainda está determinando como tirar o máximo proveito dela”, dz Joe Carr, diretor de mineração global da Inmarsat.

O setor de mineração enfrenta desafios significativos em torno de habilidades, segurança, conectividade, investimento e gerenciamento de dados e eles precisarão ser resolvidos para que o setor progrida além do ponto de usar a IoT em uma capacidade simples e isolada. Apesar dos desafios que estão sendo enfrentados, as empresas de mineração buscam aumentar seus investimentos em IoT e são extremamente positivas sobre o valor que a IoT pode trazer para suas operações e os benefícios que ela já está oferecendo ou trará no futuro.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Inmarsat


 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.