ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Projeto Siderurgia Sustentável recebe propostas até março

Objetivo é incentivar a produção sustentável de carvão vegetal.

O Projeto Siderurgia Sustentável está recebendo propostas de elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento de  estratégias de incentivo à sustentabilidade econômica, social e ambiental da siderurgia brasileira com uso de carvão vegetal.

O objetivo é desenhar as bases da estratégia de incentivo à produção sustentável de carvão vegetal e ao uso desse insumo pelo setor siderúrgico, com o intuito de promover a redução de emissões de gases de efeito estufa, evitar o desmatamento de florestas nativas e aumentar a competitividade do setor siderúrgico brasileiro em uma economia de baixo carbono.

O prazo para envio de propostas é até as 23h59m do dia 13 de março de 2019. As informações completas sobre inscrição, elegibilidade, critérios de seleção e regulamento estão disponíveis no edital, publicado no portal da JOF (https://vendor.un.org.br/processes/1323).

O projeto

O projeto Siderurgia Sustentável foi criado para incentivar a redução das emissões de gases de efeito estufa na siderurgia brasileira. A iniciativa é implementada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com coordenação técnica do Ministério do Meio Ambiente, sendo executado em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; o Ministério da Economia; o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e o Governo de Minas Gerais. 

O projeto conta com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). Para atingir seu objetivo, o Projeto busca o desenvolvimento e a demonstração de tecnologias e processos sustentáveis para a produção e o uso de carvão vegetal na indústria de aço, ferro-gusa e ferroligas. O carvão vegetal, além de ser utilizado como agente termorredutor por 20% da produção de ferro-gusa, aço e ferroligas do Brasil, possibilita o aproveitamento de coprodutos, como o bio-óleo, reduz a geração de resíduos, cria empregos e diversifica a produção no setor rural. O projeto será concluído em 2020. 

Como parte da Agenda 2030 das Nações Unidas, suas atividades se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os resultados contribuirão de maneira efetiva para o ODS 7 – Energia Limpa e Acessível; ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis; e ODS 13 – Ação contra a Mudança do Clima.
 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.