ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Professores da USP São Carlos e UFCG são os vencedores do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia

Os pesquisadores Vanderlei Salvador Bagnato e Júlio César Rodrigues Fernandes de Oliveira foram contemplados nas categorias Ciência e Tecnologia, respectivamente.

A CBMM divulgou os vencedores da terceira edição do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia. A premiação, que tem o propósito de fomentar e valorizar a produção científica e tecnológica no Brasil, contou com mais de 425 inscritos de diversos estados do país. 

"Historicamente estamos engajados em transformar a sociedade para melhor, e o Prêmio CBMM é uma das formas que encontramos para fazer isso. Queremo cada vez mais valorizar a ciência e a tecnologia no Brasil e reconhecer os pesquisadores desenolvem soluções que geram impacto positivo para o mundo", diz Ricardo Lima, vice-presidente da CBMM.

Reconhecidos por suas trajetórias inovadoras, os físicos Dr. Vanderlei Salvador Bagnato e Dr. Júlio César Rodrigues Fernandes de Oliveira foram contemplados nas categorias Ciência e Tecnologia, respectivamente.

Vencedor da categoria Ciência

Dr. Vanderlei Salvador Bagnato é doutor em física pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), professor titular e diretor do Instituto de Física da USP em São Carlos (SP), e membro da National Academy of Science, nos Estados Unidos. Com mais de 700 artigos publicados, estuda a utilização de ferramentas da física óptica para o tratamento de doenças como o câncer e controle biológico.

"O ciênitsta quando produz algo de boa qualidade é muito útil, mas quando se preocupa e tem prazer em explicar para as pessoas comuns o que faz, torna-se mais completo. Valorizo muito iniciativas como o Prêmio CBMM, justamente por nos ajudar a levar a ciência ainda mais longe, impactanto um grande número de pessoas", diz Bagnato. 


Vencedor na categoria Tecnologia

Já Dr. Júlio César Rodrigues Fernandes de Oliveira é formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande – RN, seu mestrado e doutorado seguem na mesma área de pesquisa, mas pela Unicamp. Empreendedor, centrou esforços no desenvolvimento de soluções em óptica para o aprimoramento das telecomunicações, sendo responsável por aumentar a velocidade de transmissão de dados em redes com impactos internacionais. Hoje, na Brphotonics, ajudou a fundar quatro empresas e licenciou mais de 15 patentes e transferiu mais de 20 produtos aos mercados.

"Ver uma empresa a iniciativa privada interessada em jogar luz ao legado de pesquisadores brasileiros que buscam por novos desenvolvimentos é muito gratificante. Ações como esta são responsáveis por criar um círculo virtuoso para todo ecossistema de inovação de um país, o que beneficia, acima de tudo, a nossa socieade", diz Fernandes. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CBMM

 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.