ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Primetals fabrica primeira tira laminada a quente com espessura de 0,6 mm

Tira abrange mais de 80% das espessuras de aços laminados a frio

Em outubro de 2018, uma linha Arvedi ESP (Produção Contínua de Tira) instalada em uma usina da siderúrgica chinesa Rizhao Steel Group Co., Ltd (Rizhao) produziu pela primeira vez tira a quente ultrafina com espessura de apenas 0,6 mm. Até então, nenhuma usina em todo o mundo havia produzido uma tira a quente tão fina, abrangendo mais de 80% das espessuras comerciais normais de laminados a frio. 

Como resultado, a linha de produtos da Rizhao é significativamente ampliada, especialmente no caso de substitutos para tiras a frio. Tal fato ocorreu apenas seis meses depois que a linha entrou em operação em abril. Depois de 10 anos de desenvolvimento do conceito de lingotamento-laminação contínuo, este mais recente recorde de produção foi obtido durante um teste em que foram produzidas oito bobinas com espessura inferior a 0,8 mm. Esta sequência de produção envolveu primeiramente a redução progressiva da espessura de tira para 0,75 mm, 0,7 mm e finalmente 0,6 mm, antes de prosseguir a sequência com espessuras crescentes. 
As plantas ESP asseguram a produção de tiras com espessura de 0,8 mm, que são usadas industrialmente e comercializadas no mercado para aplicações diretas. Enquanto uma espessura de tira de 0,8 mm abrange cerca de 50% das espessuras de aços laminados a frio, uma tira com espessura de 0,6 mm pode abranger mais de 80% das espessuras de laminados a frio. A produção convencional de tiras a quente possui um limite inferior de espessura de 1,8 mm ou 1,2 mm no caso de processos especiais.

Tal sucesso foi possível pelas características próprias do processo ESP, como a estabilidade de processo extremamente alta, bem como temperaturas e velocidades constantes. Ao mesmo tempo, foram feitos aperfeiçoamentos em tecnologias que, em sua forma original, haviam sido usadas somente em laminações a frio para produtos de alta qualidade, sendo o processo controlado pela “tecnologia de laminação ultrafina” baseada em conceitos de controle aplicados à tecnologia de laminação a frio. 

O sistema Arvedi ESP produz tiras a quente diretamente a partir do aço líquido, em um processo de produção contínuo e sem interrupções que combina a planta de lingotamento contínuo e a laminação. Plantas deste tipo apresentam custos e consumo de energia até 45% abaixo daqueles obtidos em usinas convencionais com processos separados de lingotamento e laminação. 

Além disso, as emissões de CO2 são consideravelmente reduzidas e, com um comprimento de apenas 155 metros, estas plantas são muito mais compactas do que plantas de lingotamento contínuo e laminação convencionais. A linha de lingotamento e laminação é controlada por sistemas padronizados e integrados de automação básica (nível 1) e automação de processo (nível 2), o que assegura uma ótima interação e coordenação dos processos de lingotamento e laminação. A Rizhao Steel Co., Ltd. (Rizhao Steel) é uma empresa do grupo Rizhao Steel Holding Group, sediada a 30 quilômetros do Porto de Rizhao, na região sul da Província de Shandong.

E empresa possui uma capacidade de produção anual de cerca de 15 milhões de toneladas de aço bruto. O portfólio de produtos da Rizhao Steel inclui bobinas laminadas a quente, arames, barras e vigas I de pequenas dimensões, comercializadas principalmente para clientes chineses. A planta Arvedi ESP nº 4 é uma das cinco plantas de lingotamento e laminação já encomendadas vendidas pela Primetals Technologies. Sua capacidade de produção nominal é de 1,7 milhões de toneladas por ano de tiras ultrafinas laminadas a quente de alta qualidade, com largura variando de 900 a 1.300 mm. A velocidade máxima de lingotamento é de 7 metros por minuto e o peso de bobina é de 28 toneladas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Primetals

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.