ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Presidente Jair Bolsonaro participa do Congresso Aço Brasil

Mandatário esteve no evento acompanhado do ministro-chefe da Casa Civil.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, participou do Painel de Honra no segundo dia do Congresso Aço Brasil 2019, em Brasília, que reúne governo, empresários e especialistas para tratar da retomada do crescimento econômico do País. Antes de seu discurso, o presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, Sergio Leite de Andrade, anunciou o lançamento do índice de confiança da indústria do aço (ICIA). Por meio deste indicador, o Aço Brasil irá apresentar a situação presente e as perspectivas do setor para os seis meses seguintes – os dados serão apurados junto às companhias associadas ao Aço Brasil e divulgados mensalmente.

Bolsonaro esteve no evento acompanhado do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Eles ocuparam o palco do Congresso ao lado de Sergio Leite e de Marco Polo de Mello Lopes, presidente executivo do Aço Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro comentou o anúncio da Caixa, nesta 3ª feira (20), da linha de crédito imobiliário, com juros mais baixos (taxa de 25% mais inflação - IPCA), o que, segundo ele, irá beneficiar a indústria da construção civil e, consequentemente, a indústria brasileira do aço. A construção responde por 34,1% do consumo aparente do aço produzido no País. A iniciativa da Caixa, segundo ele, "vai revolucionar a construção civil, diminuir de 30% a 50% o valor da mensalidade para quem vai contrair empréstimo para comprar sua casa própria", afirmou.

Jair Bolsonaro também mencionou medidas do governo federal para reduzir custos para as empresas, inclusive, a indústria do aço, entre as quais, a medida provisória que desobriga a publicação de balanços em jornais impressos, o que representa uma economia de R$ 1,2 bilhão para o setor empresarial. Outro tema abordado foi a política de aproximação do Brasil com economias de países mais desenvolvidos para incremento de negócios, o que vai beneficiar o parque industrial brasileiro. Ele pediu colaboração dos industriais para investir no Brasil enfatizando que "eu acredito no Brasil. Este Brasil aqui tem jeito".

A Situação e Perspectivas da Indústria Mundial do Aço foi tema da Conferência Especial na mesma manhã. Com palestra do chairman da Worldsteel Association, André B. Gerdau Johannpeter, a conferência destacou que a demanda chinesa surpreendeu as projeções de crescimento. A previsão inicial da Worldsteel Association era que a China apresentaria crescimento de demanda por aço de 1%, mas "o crescimento da demanda foi de 10%", afirmou. Outro dado surpreendente é a produção chinesa de aço, "quase 1 bilhão de toneladas" informou. A China, segundo André Gerdau, consome 50% de todo o aço mundial, muito em razão do setor da construção civil.

O excesso de capacidade de aço – atualmente de aproximadamente 400 milhões de toneladas – é uma das questões que preocupa a indústria global de aço e a Worldsteel Association está avaliando medidas para equacionar esta situação junto ao G-20. "A produção é de 2.235 milhões de toneladas e o consumo é de 1.840 milhões de toneladas. A sobrecapacidade é um grande desafio", afirmou.

Ao comparar o consumo per capita de aço do brasileiro (70kg) com o do chinês (600kg) ele mencionou que há um espaço para o Brasil evoluir este indicador. Novas oportunidades para aplicação do aço estão no radar, como carros elétricos e autônomos, evolução das cidades para a condição de 'smart cities' etc.

Outro tema abordado por André Gerdau foi o meio ambiente. O aço, disse, é parte crucial do desenvolvimento das nações e tem que ter foco em mitigar impactos no meio ambiente. O ciclo de vida do aço não termina por causa da reciclagem, então, medidas de economia circular podem ser um bom caminho para a mitigação, assim como novas tecnologias para capturar o CO2 (e até eliminá-lo), além do incremento na negociação de créditos de carbono.

Fonte: Assessoria do Instituto Aço Brasil

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.