ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Premiação, homenagens e celebração dos 75 anos da ABM marcam o início da ABM WEEK 2019 

UFMG e ex-presidente da ABM foram homenageados durante a cerimônia de abertura do evento.

O pontapé inicial da ABM WEEK 2019 foi dado nesta terça-feira (1) em um auditório lotado, repleto de personalidades da comunidade minerometalúrgica e de materiais. A semana técnico-científica acontece no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, até o dia 3 de outubro. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 1500 pessoas do Brasil e do exterior. 

“Em sua quinta edição, ABM WEEK consolida sua relevância graças à alta qualidade dos trabalhos apresentados, ao nível dos debates e ao estímulo ao networking”, disse Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente executivo da ABM. 
“Ao longo dessa semana, serão mostrados modelos de gestão e de melhorias de processos inspiradores, além de pesquisas realizadas tanto na academia, quanto dentro das empresas”, comentou Sérgio Leite de Andrade, vice-presidente do Conselho de Administração da ABM e CEO da Usiminas.

Durante sua fala, Leite celebrou o grande interesse de profissionais e estudantes em participar da semana. “Estarmos diante de um auditório lotado mostra que temos uma ABM pujante, que está preparada para os desafios dos próximos 75 anos”, disse o executivo, em menção ao fato de a associação completar 75 anos de fundação no próximo dia 10 de outubro.

Quem também mandou seu recado, mesmo a distância, foi o presidente do Conselho de Administração da ABM, Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira. Desde setembro à frente da ArcelorMittal/Nippon Steel Calverta, no Alabama (EUA), ele enviou um vídeo de boas-vindas. “Tenho certeza de que os próximos dias serão muito produtivos! Por isso, aproveitem cada minuto, cada atividade, para ampliar seu networking, compartilhar ideias e conhecer as tendências e melhores práticas das empresas”, aconselhou a todos.

Erick Bispo, vice-presidente de Operações da ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, cargo até antes ocupado por Jorge Luiz, esteve presente e entregou os prêmios patrocinados pela empresa. 

Homenagens
A solenidade de abertura da ABM WEEK foi marcada por algumas homenagens. A primeira delas foi a entrega da medalha Vicente Falconi - Mérito em Gestão ao engenheiro Albano Chagas Vieira, ex-presidente do Conselho de Administração da ABM. 

A honraria é conferida trienalmente a um associado da instituição que tenha se destacado pela contribuição à disseminação e adoção de conceitos de gestão e liderança nas áreas de atuação da ABM.

“É com muita alegria e humildade que recebo essa medalha. Ser escolhido para receber tamanho reconhecimento por meus pares é uma satisfação muito grande”, disse Vieira.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também foi homenageada durante a abertura da ABM WEEK com a medalha de Mérito ABM. Esta é a honraria máxima instituída pela ABM desde 1944, conferida uma vez por ano, alternadamente para pessoa física e para pessoa jurídica.

“É um imenso orgulho receber o reconhecimento de uma Associação de renome e impacto como a ABM, e que assim como nós, defende a ciência e a tecnologia como instrumento de desenvolvimento do país", comentou, por mensagem, a reitora da universidade, Sandra Goulart de Almeida, que não pôde comparecer à cerimônia.

Para receber a medalha, ela foi representada pelo vice-reitor da universidade, Alessandro Moreira. Na ocasião, ele lembrou a forte tradição que a UFMG possui nas áreas relacionadas à engenharia.

A ABM WEEK conta com o patrocínio das seguintes empresas: Açokorte, Aperam, ArcelorMittal, Atomat, Beda, Brasiltec, BRC, Cargo X, CBMM, Clariant, Condat, Danieli, Dassaut Systemès, DDMX, DME Engenharia, DSI Montagens Refratárias, ESW, Fosbel, Gerdau, Harsco, Hatch CISDI, Ibar, Imerys, IMS Messsysteme, Ingersoll Rand, John Cockerill, Kelk/PLM, Kuttner, Lechler, Login Logística, Maina, Metso, Nalco, Nokia, Giovanella, Paul Wurth, Polytec, Primetals, PSI Metals, Pyrotek, Reframax, RHIMagnesita, RIP, Saint-Gobain, SMS Group, Spraying Systems, Stagio Cargas, Suez Water, Suncoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, Tora, Unifrax, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, VLI Logística, White Martins. O evento também possui o apoio das seguintes instituições: Abendi, AIST, Capes, CNPq, Instituto Aço Brasil, Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), SAE Brasil e Sinobras.

Leia sobre a entrega dos Prêmios de Reconhecimento Técnico

Texto: Juliana Nakamura

 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.