ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Poli-USP e Marinha intensificam produção e distribuição de respiradores

Pesquisadores e voluntários da universidade, em parceria com entidade militar, estão acelerando a produção de equipamentos de baixo custo usado no tratamento de covid.

Pesquisadores e voluntários da Escola Politécnica (Poli) da USP, em parceria com a Marinha do Brasil, estão acelerando a produção de equipamentos de baixo custo do Projeto Inspire (Equipamento de Suporte Respiratório Emergencial e transitório do tipo “ambu” automatizado, segundo o termo de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa). Até o começo de 2021, eles irão entregar mais 50 equipamentos Inspire aos hospitais e instituições.

O Inspire é um projeto da Poli que criou equipamentos de baixo custo para suporte ventilatório que podem ser produzidos em até 2 horas. Até hoje foram distribuídos equipamentos para os estados de São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Mato Grosso.

O Projeto Inspire conta com 250 pessoas e voluntários irão trabalhar durante o período de recesso (entre 24 de dezembro e 3 de janeiro) para que a entrega dos equipamentos seja feita. São produzidos cerca de 10 Inspire por dia.

O equipamento independe da disponibilidade de uma linha de ar comprimido, presente em hospitais, o que possibilita seu uso em caráter emergencial. O Inspire funciona por meio de bateria e tem nível de controle computacional sofisticado que se baseia em uma bomba independente chamada de “Ambu”. O “Ambu” é um bomba de silicone largamente disseminada no Brasil e no mundo. O Projeto INSPIRE foi concebido para que a bomba “Ambu” funcione de maneira precisa e automatizada.

O apoio da Marinha do Brasil ao Projeto Inspirer não se limita apenas à produção. A parceria pode estender-se para a viabilização de apoio logístico, dentre outras atividades técnicas. Vale ressaltar que a Escola Politécnica da USP e a Marinha do Brasil já possuem uma parceria estratégica, na formação de seus Oficiais-Alunos e também em diversas pesquisas, que remontam a mais de 64 anos. O Projeto Inspire reforça essa parceria entre essas Instituições irmãs.

Os pesquisadores afirmam que o foco do projeto está em oferecer equipamentos de qualidade e baixo custo. “O mais importante da parceria da USP com a Marinha do Brasil é o exemplo de ciência, tecnologia e inovação engajada em problemas reais”, afirmam os pesquisadores

 

Fonte: Jornal da USP /Texto: Beatriz Azevedo

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.