ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Parceria com startups gera agilidade e soluções inovadoras para o setor minerometalúrgico

Empresas apresentaram casos de sucesso de interação com startups durante a ABM WEEK.

Implantar inovações na indústria requer das empresas dois movimentos importantes. O primeiro é uma reflexão crítica, identificando gargalos e procedimentos internos que atravancam a inovação. É preciso também um olhar para fora, com humildade e disposição para absorver outras maneiras de pensar e fazer.

“A relação entre grandes indústrias e startups não está imune a conflitos, a riscos e a fracassos. Ainda assim, aproximar-se dessas empresas é algo necessário para assegurar a competitividade e a perenidade das grandes companhias no mercado”, diz Rafael Guimarães de Oliveira, engenheiro de controle e de automação da Gerdau.

Oliveira foi um dos participantes do painel “O papel das startups na busca por soluções inovadoras” realizado durante a ABM WEEK 2019, na última quarta-feira, 2 de outubro, em São Paulo.

Para a consultora Vânia Lima Andrade, coordenadora do painel, as startups podem agregar inúmeros ganhos para as empresas. "Além de ajudar a resolver problemas, elas trabalham com modelo desenvolvimento muito ágil e de baixo custo. Sem contar que são uma maneira indireta de renovar e oxigenar as empresas, que muitas vezes não tem conseguido atrair os jovens talentos", comentou.

Na Nexa Resources (ex-Votorantim Metais), soluções desenvolvidas em conjunto com startups no campo da inteligência artificial têm promovido melhorias em várias áreas da empresa, desde o processo de exploração mineral até o departamento jurídico. Já na ArcelorMittal, as startups vêm auxiliando a siderúrgica a solucionar problemas como a necessidade de reduzir perdas com finos de carvão vegetal.

No Mining Hub, programa de inovação aberta que reúne 22 mineradoras, além de fornecedores, "as empresas têm obtido ganhos financeiros palpáveis, com tecnologias que permitem redução do consumo de diesel e maior taxa de aproveitamento de rejeitos", disse Rodrigo Gomes, gerente geral de Inovação e Tecnologia da Nexa e que ocupa, no momento,a presidência rotativa do Mining Hub.

Eliminando gargalos
Mas todos esses resultados positivos dependem, antes de tudo, de uma série de "lições de casa" que precisam ser feitas dentro das organizações contratantes. "Quando trabalhamos com universidades, temos um risco tecnológico. Com startups, há adicionalmente o risco associado ao modelo de negócio e às pessoas" alerta Gomes. 

Segundo ele, "o trabalho com as startups só deve ser iniciado quando a empresa está com a casa em ordem". Na Nexa, isso se deu com o desenvolvimento de uma governança voltada à inovação e que foi determinante para viabilizar mudanças em procedimentos internos. 

Rodrigo Carazolli da Silva, gerente geral de inovação e novos negócios da ArcelorMittal Latam e Açolab, concorda com a necessidade de as empresas cuidarem de sua burocracia interna. Ele conta que hoje a siderúrgica é capaz de contratar uma startup em uma semana, algo que seria impensável antes de ajustes em procedimentos internos em alinhamento com o compliance.

Outras lições aprendidas pelas empresas citadas no painel da ABM WEEK foram: definir objetivos claros e internalizar a cultura de inovação. “Nenhuma iniciativa de inovação será bem sucedida se não estiver amarrada com a cultura da empresa”, sintetiza Carazolli.

“A tecnologia pode ser muito sedutora. Por isso, precisamos identificar qual problema queremos atacar para, só então, buscar parceiros”, complementa Oliveira. De acordo com o executivo da Gerdau, um erro muito comum cometido pelas empresas é esperar das startups soluções customizadas. “É da natureza das startups buscar soluções escaláveis. É fundamental entendermos isso quando vamos procurá-las”, conclui.


Sobre a ABM WEEK 2019

A ABM WEEK conta com o patrocínio das seguintes empresas (atualizado em 12/09/2019): Açokorte, Aperam, ArcelorMittal, Atomat, Beda, Brasiltec,BRC, Cargo X, CBMM, Clariant, Condat, Danieli, Dassaut Systemès, DDMX, DME Engenharia, DSI Montagens Refratárias , ESW, Fosbel, Gerdau, Harsco, Hatch CISDI, Ibar, Imerys, IMS Messsysteme, Ingersoll Rand, John Cockerill, Kelk/PLM, Kuttner, Lechler, Login Logística, Maina, Metso, Nalco, Nokia, Giovanella, Paul Wurth, Polytec, Primetals, PSI Metals, Pyrotek, Reframax, RHI Magnesita, RIP, Saint-Gobain, SMS Group, Spraying Systems, Stagio Cargas, Suez Water, Suncoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, Tora, Unifrax, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, VLI Logística, White Martins. O evento também possui o apoio das seguintes instituições: Abendi, AIST, Capes, CNPq, Instituto Aço Brasil, Instituto Brasileiro de Mineração - Ibram, SAE Brasil e Sinobras. 
 

Texto: Juliana Nakamura

 

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