ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Novelis digitaliza processo de armazenamento de bobinas de alumínio

A solução possibilitou a realocação de 95% do time que era responsável pelo monitoramento manual das bobinas em outros processos.

A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, firmou uma a parceria com a Engineering, companhia global de tecnologia da informação e consultoria especializada em transformação digital, para a concepção e implementação da digitalização do seu processo de gerenciamento de vãos de armazenamento de bobinas metálicas.

O objetivo primário do projeto era obter mais segurança no processo de medição das bobinas metálicas, que atingem temperaturas acima de 300 ºC. Diante deste cenário, a Engineering desenvolveu um Sistema Visual de Gerenciamento que define e monitora, em tempo real, o posicionamento e a curva de resfriamento de cada bobina presente nos vãos de armazenamento.

A partir da solução embarcada nos tablets (IoT - Internet of Things), os operadores das pontes rolantes e empilhadeiras passaram a realizar o transporte das bobinas conforme o sequenciamento e o destino definidos pela área de produção no próprio sistema. As informações sobre o nível de produção - de ponta a ponta - se encontram totalmente integradas aos sistemas de automação industrial, incluindo o MES (Manufacturing Execution System).

A solução possibilitou a realocação de 95% do time que era responsável pelo monitoramento manual das bobinas em outros processos, como as operações das pontes rolantes. Adicionalmente, os erros de armazenagem diminuíram em 80% e o tempo de resfriamento das bobinas diminuiu em 60%. Além disso, houve aumento de produtividade em mais de 30%, sem contar a melhora na confiabilidade dos dados.

De acordo com Daniel Freire, vice-presidente de Operações da Novelis América do Sul, a solução reforça o principal valor da Novelis: segurança. "Com a aplicação, conseguimos aumentar a segurança de nossos colaboradores, objetivo principal do projeto. Além disso, o trabalho bem articulado entre diferentes áreas e a rastreabilidade online de todo o processo produtivo ajudam na geração de maior controle, em um fluxo mais linear e em uma produção mais alinhada à demanda de nossos clientes. No final, ganhamos em produtividade e com a redução de custos operacionais", pontua Freire.

Para Robert Braga, gerente comercial de Metal & Mining da Engineering, a utilização da junção de pilares da Indústria 4.0, como Internet das Coisas (IoT) e Integração de Sistemas, soluciona inúmeras demandas de forma satisfatória.

"Desenhamos um projeto a quatro mãos que, de fato, atendeu as necessidades do processo da Novelis. A partir daí, combinamos as tecnologias, que foram bem arquitetadas, personalizadas e, inevitavelmente, acertadas", finaliza Braga.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Engineering

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.