ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Novelis completa 15 anos no Brasil com crescimento acelerado

A empresa investiu mais de US 1 bilhão para ampliação e melhoria de suas operações.

Nos últimos quinze anos a Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, realizou investimentos que somam mais de US 1 bilhão no Brasil. Em 2018, a empresa anunciou um investimento ainda em curso de R$ 650 milhões para a ampliação da fábrica de chapas, que constitui o maior complexo de laminação e reciclagem de alumínio da América Latina.

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação em Pindamonhangaba e Santo André e 11 centros de coleta de sucata de alumínio, envolvendo cerca de 1.500 profissionais. A operação local registrou crescimento de embarques de 253 mil para 570 mil toneladas/ano no período, com incremento de 230% de receita líquida.

Além dos investimentos no desenvolvimento do negócio, a Novelis também assumiu seu papel enquanto agente transformador, contribuindo para as comunidades em que atua. Ao todo, foram US 18 milhões para viabilização de projetos sociais que possibilitaram a promoção de temáticas importantes para a sociedade, como sustentabilidade, reciclagem, educação e cultura. Assumindo uma posição de protagonista na evolução da sociedade, a Novelis implantou o programa IguAL - lançado em novembro de 2017 com o intuito de fomentar um ambiente corporativo mais diverso e inclusivo.

"A celebração das nossas conquistas nesses 15 anos de Brasil representa o fruto de um trabalho realizado em parceria com nossos clientes e nossa cadeia de valor. Juntos, fomentamos ideias inovadoras que incentivam todos a ir além e construir um futuro mais sustentável", conclui Francisco Pires, presidente da Novelis América do Sul.

História

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação de alumínio em Pindamonhangaba e Santo André. A operação local envolve cerca de 1.500 profissionais e alcançou receita de US﹩ 2 bilhões no último ano fiscal (FY20). A fábrica de Pindamonhangaba foi inaugurada em 1977 e conta com cerca de 1.100 profissionais. A unidade é considerada um dos maiores complexos de laminação e reciclagem de alumínio do mundo.

Em 2019, o Brasil comemora 30 anos do lançamento das latas de alumínio no País e a Novelis faz parte desta história por meio do desenvolvimento conjunto e fornecimento de chapas de alumínio para os fabricantes de latas. O crescimento do mercado vem impulsionando também o processo de reciclagem e transformando o metal em um case de sucesso de economia circular em todo o mundo. A Novelis tem participação ativa para a conquista deste resultado, reciclando mais de 60% das latinhas coletadas no País (ou seja, mais de 16 bilhões de latas), fazendo do Brasil o líder na reciclagem de latas de alumínio, com um índice de 97%

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Novelis

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.