ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Novas tecnologias serão tema central do 18º Moldes

Manufatura aditiva será um dos destaques do 18º Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes que pela primeira vez ocorrerá como parte da ABM WEEK.

Para o Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes - Moldes ABM o ano de 2022 marca um momento histórico. Pela primeira vez, o evento fará parte da ABM WEEK, o que deve expandir seu público e ampliar a integração de seus participantes às discussões da indústria minerometalúrgica e de materiais como um todo. 

O 18º Moldes reunirá importantes especialistas do segmento para apresentar as tecnologias disruptivas que têm sido adotadas de maneira mais aprofundada pela indústria internacional e que apontam para o futuro das companhias.

“Contaremos com participantes de sólida formação acadêmica e larga experiência na indústria. Vamos abordar temas como as novas opções de aços e revestimentos disponíveis para aumentar a qualidade dos ferramentais e a usinagem de materiais endurecidos”, explica Carlos Eduardo Pinedo, diretor técnico da Heat Tech e um dos coordenadores do encontro.

De acordo com Carlos Humberto Sartori, especialista da Engenharia de Aplicação e Assessoria Técnica da Villares Metals, a usinagem de aços endurecidos têm sido historicamente um tema polêmico.“Mas a evolução dos métodos de usinagem já tem permitido esse processo”, esclarece.

O tema será abordado na palestra de Silvio Antonio Bauco, gerente de Processos da Sandvik Coromant do Brasil. Dividirão  com ele a parte inicial do encontro Cristiane Sales Gonçalves, engenheira de Aplicação e Assessora Técnica da Villares Metals, que tratará da seleção de aço ferramenta em função da aplicação do molde e matriz; Vagner Braga, analista de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Bruning, que falará sobre a metodologia para seleção econômica de lubrificantes aplicados na conformação de chapas; e a dupla Sartori e Luiz Roberto Hirschheimer, sócio proprietário da Hirschheimer Serviços, que apresentará as 10 regras para o tratamento térmico correto de ferramental. 

A seguir, na segunda parte do evento, Paulo Konrad Vencovsky, consultor de Desenvolvimento e Aplicações da HEF Durferrit, falará sobre o uso de revestimentos DLC em ferramentas, moldes e matrizes. Depois dele, Valdecir de Oliveira Pereira, sócio e diretor de P&D da GRV Software, fará uma palestra sobre plataforma multilateral no ambiente B2B. 
Glauber Longo, diretor comercial da TopSolid, fará informe técnico sobre integração de fábrica digital ao ambiente das ferramentarias. Por fim, Daniel Rodrigues, diretor da Brats Filtros Sinterizados e Pós Metálicos, abordará o tema da impressão 3D para metais e refrigeração de moldes por conformal cooling. 

A sessão será concluída com uma mesa redonda sobre assuntos de vanguarda, incluindo manufatura aditiva. “É algo tecnologicamente recente na indústria mundial, mas está crescendo e já encontra aplicação industrial em diversos segmentos”, explica Pinedo.

Sartori aponta que a tecnologia de manufatura aditiva – da qual a popular impressão 3D é um exemplo – já tem possibilitado a produção de moldes complexos, abrindo uma série de novas possibilidades para o segmento.

Eduardo Tavares Galvani, gerente da Höganäs Brasil, será responsável por abordar o tema da manufatura aditiva na mesa redonda moderada por Mario Bocallini Júnior, pesquisador sênior do laboratório de processos metalúrgicos do IPT. Giovani Verdi Cappucio, consultor da Villares Metals, falará sobre aços especiais, enquanto Danilo Assad Ludewigs, diretor geral da HEF-Durferrit do Brasil, terá como tema tratamento térmico.  

Sartori explica que há uma distância tecnológica indiscutível entre o Brasil e a indústria europeia e norte-americana em relação ao desenvolvimento e à aplicação dessas tecnologias, mas o país “não começou a trilhar esse caminho tão tardiamente”.

“Temos que impor velocidade na aplicação de tais metodologias para alcançarmos o mesmo patamar de demanda que se verifica nesses países. Muita gente já trabalha nessas tecnologias, mas ainda temos demanda inferior”, ele avalia.

A Villares Metals, maior fabricante de aços ferramenta e ligas especiais da América do Sul e detentora do maior parque de tratamento térmico de moldes e matrizes da região, já tem adotado há algum tempo as tecnologias disruptivas que serão debatidas no encontro.“No Grupo Voestalpine, de que nossa empresa faz parte, já se trabalha inclusive com manufatura aditiva, em outros países”, Sartori explica.

Com a integração do 18º Moldes à ABM WEEK, Sartori espera que o evento possa atingir profissionais que trabalham na manutenção de equipamentos siderúrgicos, um segmento que costumava ficar um pouco distante do encontro.

“Será uma ótima oportunidade para contarmos com um público diferente, após dois anos parados por conta da pandemia”, ele afirma.

A 6ª edição da ABM WEEK tem a Gerdau como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: Açokorte, Alkegen, Amepa GmbH, Aperam, ArcelorMittal, Atomat Services, AutoForm, BM Group/Polytec, BRC, BR Event Materials ,CBMM, Combustol, Clariant, Danieli, Dassault Systèmes, DME Engenharia, Eirich, Enacom, Engineering, Evonik, Fosbel, GSI, Harsco, Hatch/CISDI, Ibar, Imerys, IMS Messsysteme GmbH, Isra Vision Parsytec, John Cockerill Industry, Kuttner, Metso Outotec, Nalco Water/Ecolab, Nouryon, Primetals Technologies, PSI Metals, Reframax , RHI Magnesita, Saint-Gobain, SMS Group Paul Wurth/ Vetta, Spraying Systems, Suez, SunCoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, Thermo Fischer, TopSolid, TRB, Unimetal, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, Wallonia.be (ADI – Industrial Services, John Cockerill Hydrogen, BorderSystem, Datanet International, Synthetis e PEPITe), White Martins, e Yellow Solution. Apoio especial: CNPq. Apoio institucional: Abal, Abendi, AIST, AIST Mena, Alacero, CBCA, Ibram, Instituto Aço Brasil, CIMM, Ind4.0.

Texto: Eduardo Campos Lima

Leia também:

Pré-evento da ABM WEEK terá cursos presenciais e workshop sobre economia circular

Indústria do aço discute soluções inovadoras para construção civil na ABM WEEK

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.