ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

MME realiza seminário sobre solos saudáveis a partir de coprodutos da mineração

Evento que conta com a participação da ABM tem o objetivo de apresentar tecnologias inovadoras e os benefícios do planejamento para aproveitar os rejeitos e estéreis.

O Ministério de Minas e Energia (MME), por meio da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), promove, no dia 29 de junho, das 9h às 11h30, o seminário virtual 'Criação de solos saudáveis a partir de rejeitos e estéreis da mineração'. O evento acontece de forma online no canal do YouTube da Brasil Mineral, apoiadora do evento. 

O objetivo do evento é apresentar e debater tecnologias inovadoras visando à criação de solos saudáveis a partir de rejeitos e estéreis da mineração, facilitando a reabilitação da biodiversidade e utilização como substrato agrícola. O uso de determinados rejeitos e estéreis de mina no desenvolvimento de solos saudáveis também tem impacto na estabilização de carbono em solos, o que possibilita mitigar a emissão de gases de efeito estufa da mineração. 

Também serão debatidos os benefícios do planejamento, desde o início do projeto, para uso futuro dos rejeitos e estéreis, o que permite a adoção de melhores soluções sob o ponto de vista geotécnico. A adoção dessas tecnologias visa mitigar o impacto ambiental associado à mineração e auxiliar na estabilidade geotécnica das estruturas.

A ABM será representada no evento por Vânia Lúcia de Lima Andrade, membro do Conselho de Administração da Associação.

O evento também contará com a participação da Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade de Brasília (UnB), Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) e Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (Sobrade) e Pimenta de Ávila Consultoria.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Ministério de Minas e Energia

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.