ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

IPT e E4CB lançam Centro Brasileiro de Inovação em Economia Circular

O CBIEC é o primeiro centro criado na América Latina para integrar empresas diversas em negócios circulares. Leila Kauffman representou a ABM no evento online de lançamento.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a startup E4CB lançaram nesta quarta-feira (9/6) o Centro Brasileiro de Inovação em Economia Circular (CBIEC). Esta iniciativa conecta o país ao mundo e nasce estabelecendo acordos com o Laboratório Colaborativo para a Economia Circular (Cecolab) e a Rede Africana de Economia Circular, que reúne 31 países, incluindo África do Sul, Angola, Egito e Nigéria. 

A ABM marcou presença no webinar de lançamento. Leila Kauffman, especialista em gestão de projetos, representou a Associação no evento online, participando de um painel que debateu soluções circulares ( clique aqui para ver o webinar)
 
Economia circular 
 
A economia circular promove um novo formato de desenvolvimento econômico, que vai desde a concepção, design, fabricação e oferta até os usos das matérias-primas e produtos, sendo uma alternativa ao modelo econômico linear, baseado na extração, transformação, uso e descarte de materiais. 
 
Trata-se de uma nova força no enfrentamento das mudanças climáticas: a circularidade contempla medidas que vão da aproximação entre instituições de pesquisa, empresas, órgãos fomentadores e de governos, mudanças em sistemas produtivos e aproveitamento de resíduos na geração de novos produtos. A ideia é aproveitar - e reaproveitar - recursos sem deixar sobras, bem diferente do que ocorre em uma economia linear. 
 
Partindo da premissa de que tecnologia é uma das variáveis da economia circular, tem-se em perspectiva a desmaterialização que demanda com intensidade ferramentas de TI. Pode-se aproximar setores geradores de resíduos daqueles que poderão reutilizá-los em novos, e muitas vezes inovadores, produtos. 
 
Mulheres no comando

Estão à frente do CBIEC duas profissionais de larga experiência e qualificação em sustentabilidade: Claudia Echevenguá Teixeira, diretora de Inovação e Negócios do IPT, é a CEO do centro, enquanto Beatriz Luz, diretora e fundadora da E4CB, é a executiva de gestão. 
 
Para o diretor-presidente do IPT, Jefferson de Oliveira Gomes, o novo centro traz “conhecimento em pesquisas e serviços e, fundamentalmente, uma participação institucional no complexo cenário nacional e internacional como influenciador de políticas públicas para regulações, legislação, ética, desenvolvimento de negócios estratégicos em economia circular, desenvolvimento e mentoria de empresas e necessidades de infraestrutura a participação do IPT neste projeto tem a marca do engajamento”. 
 
Nas palavras do embaixador da Eslovênia no Brasil, Gorazd Reincelj, “a economia circular está no centro do nosso pensamento para o planejamento estratégico e o futuro. Tanto para a agenda climática quanto para objetivos de sustentabilidade”. 
 

Fonte: Assessoria de Imprensa do IPT

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.