ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Indústria debate inovação e desenvolvimento sustentável na ABM WEEK 2019

Semana técnico-científica acontece de 1 a 3 de outubro, em São Paulo.

Inserida em um contexto de profundas transformações globais, a indústria minerometalúrgica e de materiais aposta na inovação tecnológica, na pesquisa e em práticas sustentáveis para agregar valor a seus produtos e adquirir mais competitividade. A 5a edição da ABM WEEK evidencia esse movimento. A Semana, que acontecerá de 1 a 3 de outubro, em São Paulo, debaterá temas atuais como robotização, inteligência artificial, emissão de poluentes e destinação de rejeitos.

Realizado pela ABM, o evento deve reunir um público superior a 1,5 mil pessoas, entre representantes de grandes empresas nacionais e internacionais, universidades, centros de pesquisa e institutos de tecnologia.

“A ABM WEEK tem como foco o debate de ideias inovadoras capazes de manter as empresas competitivas no mercado”, resume Frederico Ayres Lima, CEO da Aperam e coordenador geral da ABM WEEK. “Trata-se de uma oportunidade única para os participantes fazerem networking, entenderem melhor o mercado, conhecerem empresas, conversarem com especialistas e apresentarem pesquisas e inovações”, continua o executivo.

 

Evento técnico e de negócios

A Semana equilibra duas importantes vocações aprimoradas pela ABM ao longo das últimas edições. A primeira é ser um fórum relevante para a discussão técnica e sobre o estado da arte na indústria. Nesse ponto, o número recorde de trabalhos inscritos para apresentação no evento, 929 no total, sinaliza a importância da ABM WEEK. “Comparável a eventos internacionais relevantes, esse número mostra a maturidade da nossa indústria e da comunidade acadêmica, que vêm trabalhando intensamente em pesquisa e desenvolvimento mesmo em um momento difícil para o País”, afirma André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva, professor titular na Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador técnico da ABM WEEK 2019. “A comunidade minerometalúrgica e de materiais aposta na melhor saída possível: resolver os problemas e avançar apoiada no conhecimento, em pesquisa e desenvolvimento, e em interação intelectual”, diz o professor.

A ABM WEEK também desenvolve um papel importante como gerador de negócios. Por isso, além de uma área de exposições, a Semana promoverá as Arenas Tecnológicas e as Rodadas de Negócios. As Arenas consistem em espaços fixos e informais para apresentações de empresas interessadas em divulgar suas tecnologias para o público qualificado do evento. Já as Rodadas são encontros pré-agendados que visam colocar frente a frente empresas compradoras e vendedoras.

 

Temas emergentes e sensíveis

Ampla e diversificada, a programação da ABM WEEK é composta por debates técnicos, painéis, plenárias e mesas-redondas, além de rodadas de RH, coquetéis e área de exposição.

Este ano, a Semana abriga o 11th International Rolling Conference - IRC 2019, principal evento da área de laminação no mundo. “Ter uma conferência deste porte na grade da ABM WEEK, além de enriquecer o debate técnico, agrega uma participação importante de profissionais estrangeiros para a Semana”, revela Horacidio Barbosa Leal Filho, presidente executivo da ABM.

Outra novidade na programação é o Fórum de Executivos, que contará com a participação dos CEOs das principais empresas do setor. Os executivos da Vale, Usiminas, Novelis e Mercedes-Benz já confirmaram presença no encontro que discutirá temas como inovação, capital humano e entraves para a competitividade.

A Semana oferecerá, ainda, múltiplas oportunidades para debater e maximizar a atuação das startups como indutoras de inovação na indústria. Casos reais de sucesso de parcerias serão apresentados, incluindo os programas Mining Hub e o Aço Lab.

 

Sobre a ABM WEEK

Além de debater temas atuais, a ABM WEEK é relevante por seu porte e abrangência. A Semana congrega onze eventos tradicionais da ABM: 74° Congresso Anual da ABM, 56° Seminário de Laminação e Conformação, 50° Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-Ferrosos, 49° Seminário de Redução, 20° Simpósio de Mineração; 7° Simpósio de Aglomeração; 38° Seminário de Logística; 40° Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades; 34° Encontro de Produtores e Consumidores de Gases Industriais; 23° Seminário de Automação e TI; além do 19° Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas. Além deles, Semana também sedia a 11th International Rolling Conference – IRC 2019, principal evento da área de laminação no mundo.

A ABM WEEK conta com o patrocínio das seguintes empresas (atualizado em 4 de setembro/2019): Açokorte, Aperam, ArcelorMittal, Atomat, Beda, BRC, Cargo X, CBMM, Clariant, Condat, Danieli, Dassaut Systemès, DDMX, DME Engenharia, DSI Montagens Refratárias , ESW, Fosbel, Gerdau, Harsco, Hatch Cisdi, Ibar, Imerys, IMS Messsysteme, Ingersoll Rand, John Cockerill, Kelk/PLM, Kuttner, Lechler, Login Logística, Maina, Metso, Nalco, Nokia, Paradiso Giovanella, Paul Wurth, Polytec, Primetals, PSI Metals, Pyrotek, Reframax, RHI Magnesita, RIP, Saint-Gobain, SMS Group, Spraying Systems, Suez Water, Suncoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, Tora, Unifrax, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, VLI Logística, White Martins. O evento também possui o apoio das seguintes instituições: Abendi, AIST, Capes, CNPq, Instituto Aço Brasil, Instituto Brasileiro de Mineração - Ibram e SAE Brasil.

Texto: Juliana Nakamura

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.

Publicações