ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Ibram realiza seminário sobre ESG na mineração

O evento100% online e gratuito será uma oportunidade para ouvir o que as mineradoras estão fazendo para melhorar seu desempenho e sua governança.

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e as mineradoras associadas estão à frente de um  projeto de transformação do setor mineral, de modo a torná-lo ainda mais seguro, ambientalmente responsável, atencioso com as pessoas à sua volta, ético em tudo o que faz e gerador de indicadores de sustentabilidade muito mais ambiciosos. A Agenda ESG da Mineração é mais uma iniciativa do setor mineral brasileiro em prol do desenvolvimento sustentável. 

A temática será amplamente debatida durante o 'Seminário Interno - ESG da Mineração' nos dias 23 e 24 de novembro. O evento, realizado pelo Ibram, em parceria com a Falconi Consultoria, é 100% online e gratuito. Será uma oportunidade para ouvir o que diversas empresas estão fazendo para melhorar seu desempenho e sua governança em setores variados, como Segurança de Processos; Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos; Saúde e Segurança Ocupacional; Mitigação de Impactos Ambientais; Água e Energia; Relacionamento com Comunidades, entre vários outros temas. Clique aqui para fazer sua inscrição. 

"A adoção das boas práticas de ESG é uma demanda global. Organizações – e setores – que não estiverem compromissados no sentido da ampla sustentabilidade de seus negócios, estarão fadados a sucumbirem, abrindo espaço para concorrentes conectados com as novas demandas. Somos o primeiro setor a assumir um compromisso ESG. A indústria mineral está seriamente comprometida e agindo em prol de uma grande transformação dos processos", afirma o diretor-presidente do Ibram, Flávio Ottoni Penido. 

A agenda ESG da Mineração do Brasil representa um estágio de avanço em relação à ‘Carta Compromisso do Ibram Perante a Sociedade’, documento apresentado publicamente em setembro de 2019. A Carta estabeleceu pilares de ações a serem adotadas pelas mineradoras para melhorar seus indicadores em 12 áreas:

Segurança operacional, barragens e estruturas de disposição de rejeitos, saúde e segurança ocupacional, mitigação de impactos ambientais, desenvolvimento local e futuro dos territórios, relacionamento com comunidades, comunicação e reputação, diversidade e inclusão, inovação, água, energia e gestão de resíduos.

Desde então, dezenas de empresas e centenas de profissionais e especialistas em mineração e em outros campos, se engajaram nesse esforço em prol da agenda ESG. O envolvimento acontece em praticamente todos os níveis hierárquicos de cada organização. Grupos de trabalho por assunto foram organizados e todo o trabalho é sistematizado com apoio da experiente Falconi Consultoria.

Os GTs se reúnem periodicamente, estabelecem compromissos e metas relacionados a cada tema e, na visão do Ibram, estas definições influenciarão todo o comportamento de cada mineradora atuante no Brasil, bem como a própria legislação e normas regulatórias. "Ao final, o Ibram pretende que todas as organizações do setor mineral tenham em mãos um verdadeiro guia de como será a mineração do futuro, um excelente instrumento para planejar os negócios ao longo dos muitos anos à frente", ressalta Penido.

Serviço:

Seminário Interno - ESG da Mineração 

Data: 23 e 24 de novembro

Horário: 8h às 18h

Inscrições e programação: https://ibram.org.br/evento/seminario-interno-esg-da-mineracao/

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Ibram

 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.