ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Flávio Ottoni Penido é nomeado diretor-presidente do Ibram

O novo presidente terá por missão conduzir a elaboração de uma nova estrutura para o Instituto.

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) aprovou a nomeação de Flávio Ottoni Penido para assumir o cargo de diretor-presidente da Instituição. Ele substitui Walter Alvarenga, que respondia interinamente pelo cargo desde fevereiro de 2019. Alvarenga desempenhará funções de Diretor de Relações Institucionais para o Ibram.

Flávio Penido desempenhou funções em operação, planejamento, desenvolvimento e implantação de projetos na Minerações Brasileiras Reunidas – MBR, onde trabalhou de 1972 a 1992, sendo diretor da empresa.

Desde 1992 é Diretor Presidente da Open Brasil & Associates, empresa que participou ativamente nos processos de consultoria, projetos e assessoria em fusões e aquisições no setor mineral.

Penido tem extensa experiência em processos de avaliação, negociação e due diligence de empresas de mineração, tendo assumido posições de liderança em várias operações nos últimos anos.

O executivo é graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui diferentes cursos de extensão no Brasil e no exterior.

O novo diretor-presidente terá por missão conduzir a elaboração de uma nova estrutura para o Instituto, com definição de novos objetivos e metas, estabelecidos em acordo com as orientações estabelecidas pelo Conselho Diretor.

“Será uma oportunidade para desenvolver ações concretas voltadas a promover melhorias ao setor mineral brasileiro. Precisamos atender as demandas dos nossos associados, conduzir a transformação da mineração brasileira em acordo com o que a sociedade tem manifestado”, disse Flávio Ottoni Penido ao tomar posse, logo após seu nome ter sido aprovado pelo Conselho Diretor.

Segundo o presidente do Conselho Diretor do Instituto, Wilson Brumer, “Flávio somará à equipe do Ibram sua experiência no setor e terá por desafio a implementação do Planejamento Estratégico aprovado pelo Conselho, onde estão previstos a reformulação do estatuto da Entidade, a reestruturação do organograma, a atração de novos associados, o reforço da equipe técnica, a dinamização da produção de estudos relativos à mineração brasileira e o suporte aos associados. O setor precisa reestabelecer a conexão com a sociedade e melhorar o relacionamento com os seus stakeholders”.

 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.