ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Estamos em home office. O suporte pelo tel (11) 5534-4333 estará indisponível nesse período.

Disciplina sobre alumínio começa a ser ministrada em curso de graduação da UFRN

É a primeira vez que uma disciplina sobre essa temática é oferecida em uma graduação no país, diz Abal.

Desde o fim de de agosto, alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão podendo cursar a disciplina Metalurgia do Alumínio e Suas Ligas”Ministrada pelo Prof. Dr. Bismarck Luiz Silva, a disciplina optativa está sendo oferecida dentro do curso de engenharia de materiais. A iniciativa de criá-la nasceu dentro da Rede do Pdimat – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Materiais e contou com o apoio da Associação Brasileira do Alumínio (Abal).

Na opinião de Bismarck, a área de ciência e engenharia de materiais é crucial para o desenvolvimento tecnológico do país. “Conhecer o ‘mundo’ das ligas não ferrosas permitirá ao aluno ter contato com diferentes esferas dentro de engenharia. Setores como transportes, embalagens e construção civil estão inclusos nesse horizonte.”, diz o professor.

É a primeira vez que uma disciplina sobre a temática alumínio é oferecida em um curso de graduação no país, segundo a Abal. Com carga horária de 60 horas, a disciplina abordará os seguintes conceitos: mercado e dados estatísticos; histórico da metalurgia extrativa do alumínio; características gerais do alumínio; classificação das ligas e têmperas do alumínio; solidificação e metalografia de ligas de alumínio; processos industriais do alumínio e suas ligas; tratamentos de superfície do alumínio e suas ligas e reciclagem de alumínio.

Fonte: Assessoria de imprensa da Abal 

 

Leia também:

ABM realiza inscrições para cursos online do mês de setembro

Rede PDIMat realiza congresso online em novembro

Começam as inscrições para a sexta edição da ABM WEEK

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.

Publicações