ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Construção de hospitais de campanha em estrutura metálica ameniza problema de falta de leitos

Uso de estruturas de aço tem agilizado a construção de hospitais

No início da pandemia do coronavírus no Brasil, um desafio se instalava diante das projeções de especialistas da área de saúde: o colapso do SUS devido à falta de vagas para os pacientes da doença. Uma das soluções pioneiras e que virou modelo para o país inteiro veio da cidade de São Paulo com um hospital de campanha erguido em 10 dias dentro do estádio Pacaembu.
 
O sistema industrializado em aço utilizado na construção desse hospital de campanha foi determinante para o êxito da operação em um período tão curto de tempo. A Allegra Pacaembu, concessionária que administra o estádio, usou estrutura metálica nos mais de seis mil metros quadrados da tenda que abrigam os 200 leitos do hospital de campanha. Essa estrutura, por ser pré-fabricada, garante facilidade no processo de montagem e é compatível com qualquer tipo de material de fechamento, tanto vertical como horizontal - desde os mais convencionais, como tijolos e blocos, até componentes também pré-fabricados, como painéis de concreto e drywall.
 
Outro exemplo de hospital de campanha vem da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Em Nova Iguaçu, o hospital modular projetado pela Quick House, em parceria com a Soluções Usiminas, está sendo feito com paredes autoportantes intensivas em aço em sistemas de construção à seco. 
 
Além desses dois importantes projetos, no entorno do Distrito Federal surge mais uma obra de destaque: o hospital de campanha em Águas Lindas, Goiás, terá 200 leitos e vai atender pacientes de toda a região. A estrutura utilizada também é de aço, abrigando os 200 leitos adaptáveis para unidades de tratamento semi-intensivas, com tubulação e suporte para respiradores, refeitório e alojamento dos profissionais. 
 
Em Marabá, no Pará, mais um exemplo: nesse caso o hospital foi entregue em 10 dias e tem 120 leitos para atendimento de casos leves e moderados da Covid-19. A unidade está habilitada para atender pacientes de 39 municípios do sul e sudeste do Pará. 
 
As estruturas em aço, presentes nos exemplos citados, têm mais um importante diferencial: a flexibilidade do aço que auxilia e facilita a passagem de utilidades como água, ar-condicionado, telefonia, esgoto, eletricidade, entre outros. Em imagens que mostram as etapas da construção desses novos hospitais de campanha, observa-se ainda maior organização do canteiro de obras, uma vez que as estruturas em aço não necessitam de grandes depósitos de areia, brita, ferragens e cimento, por exemplo. O ambiente limpo, com menos entulho, dá melhores condições de segurança ao trabalhador, pois reduz riscos de acidentes na obra. 
 
Outras duas opções de implantação de hospitais de campanha tecnicamente possíveis podem ser a construção de galpões com estrutura de aço leve e vão grande, acrescentando divisórias em drywall no interior ou até mesmo a construção de estrutura leve de pilares e vigas com vãos e modulação estrutural de edificações convencionais, inserindo divisórias internas também em drywall. 
 
Grande parte desses hospitais serão desmontados ao término da pandemia. Nesse caso de construções temporárias, o aço se mostra também um ótimo aliado, pois é fácil de montar e desmontar. Além disso, essas estruturas podem ser reaproveitadas no futuro para outras ações, já que o aço é material 100% reciclável. Importante ressaltar ainda que, embora tenham caráter temporário, os hospitais de campanha são construções que precisam atender todas as exigências técnicas previstas em Normas e Códigos de Obras. 
 
A construção industrializada em aço mostra-se uma grande aliada no combate à Covid-19 por sua rapidez, segurança, qualidade e sustentabilidade. Os hospitais de campanha erguidos em tão poucos dias ajudarão a salvar vidas e a desafogar leitos de outras unidades de atendimento, ajudando a sociedade a encarar esse difícil momento.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CBCA - Texto: Humberto Bellei

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.