ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Colégio Termomecanica tem 40 bolsas de estudos integrais

Inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até 18 de outubro.

O Colégio Termomecanica (CTM) recebe até o dia 18 de outubro de 2019, inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico em Mecânica, que forma profissionais para atuar nos setores de projetos, automobilístico, metalmecânico, siderúrgico e na fabricação e manutenção de máquinas e equipamentos industriais. São 40 bolsas de estudos integrais para este curso, que terá início no primeiro semestre de 2020.

A grade curricular está alinhada às principais demandas do mercado de trabalho, pois foi elaborada com a contribuição de empresários, gestores e especialistas das áreas de recursos humanos. "Para compreendermos as características essenciais do especialista que o mercado precisa, fomos a campo e ouvimos as necessidades dos principais atores, para que pudéssemos capacitar o profissional condizente com a configuração industrial moderna", explica o professor Átila Gomes, coordenador do curso.

"Desta forma, oferecemos uma formação robusta para que o estudante tenha conhecimento técnico e autonomia para a resolução de problemas e que seja capacitado para desenvolver e analisar projetos utilizando ferramentas de viabilidade econômica e financeira, já a partir do primeiro semestre letivo", complementa Gomes.

O Colégio Termomecanica está instalado no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, principal projeto social na área de educação da instituição e conta com uma estrutura moderna, com laboratórios equipados e professores com sólidas carreiras na indústria, além de uma planta semi-industrial para as aulas práticas.

Comprometida com a transformação social por meio da educação, os alunos do Curso Técnico em Mecânica contam com o apoio do Núcleo de Apoio à Carreira (NAC), que desenvolve uma série de ações em prol da inserção do seu aluno no mercado de trabalho.

Assim, o estudante pode contar com atividades comumente oferecidas em consultorias especializadas em recursos humanos de forma individualizada e gratuita. O NAC também acompanha e supervisiona os estágios dos alunos do CTM e reúne professores e gestores de empresas anualmente, para compartilhar as melhores práticas em gestão de talentos e discutir o futuro do trabalho.

Metade das vagas oferecidas são destinadas a candidatos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Para este tipo de bolsa é necessário se inscrever para as 'vagas sociais' e comprovar o perfil socioeconômico no ato da matrícula. Também é possível solicitar a isenção de taxa de inscrição para o processo seletivo, que poderá ser concedida mediante análise de documentação descrita no edital. A solicitação deve ser feita diretamente no site da Vunesp, até o dia 20 de setembro de 2019.

Inaugurado no 1º semestre de 2018, o Curso Técnico em Mecânica tem duração de três semestres letivos, com aulas presenciais, de segunda a sexta-feira, das 18h25 às 22h40 e, excepcionalmente, aos sábados, das 7h45 às 11h20, conforme calendário escolar vigente, para apoio pedagógico e recuperação. Além disso, para a conclusão do curso e obtenção de diploma, o aluno deverá realizar 200 horas de prática profissional na área do curso.

Cronograma do processo seletivo do Curso Técnico em Mecânica

Inscrições

de 09 de setembro a 18 de outubro de 2019

Divulgação dos locais de prova

11 de novembro de 2019, a partir das 10h, no site www.vunesp.com.br

Data da prova

17 de novembro de 2019, às 14h

Divulgação dos resultados

11 de dezembro de 2019, a partir das 10h, na portaria do Colégio Termomecanica e no site www.vunesp.com.br

Matrícula (vagas gerais)

16 e 17 de dezembro de 2019, das 8h às 11h

Matrícula (vagas sociais)

06 e 07 de janeiro de 2020, das 8h às 11h

Taxa de inscrição

R$ 40

Isenção de taxa de inscrição

de 09 a 20 de setembro de 2019

Sobre o Colégio Termomecanica 

O Colégio Termomecanica (CTM) é uma escola de ensino infantil, fundamental, médio e técnico totalmente gratuitos, localizada na região do ABCD, da Grande São Paulo. Ocupa a posição de melhor instituição de ensino privada do município de São Bernardo do Campo, de acordo com o desempenho dos seus alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e é a terceira melhor colocada na região. Fundado em 1989 pelo empreendedor social Salvador Arena (1915-1998), o CTM surgiu como escola-modelo e um dos precursores do regime de tempo integral gratuito na educação básica do Brasil. Referência em infraestrutura, o CTM integra o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), principal projeto social da Fundação Salvador Arena na área de educação, um complexo educacional com mais de 130 mil metros quadrados. O local possui laboratórios, salas temáticas, rede de bibliotecas interativas, ginásios poliesportivos, conjunto aquático, campo de futebol, pista olímpica, estação agroambiental e um teatro com capacidade para 600 pessoas. No ano de 2018 recebeu cerca de R$ 34 milhões em investimentos e encerrou o ano com 1.775 alunos. Mais da metade dos alunos, 58%, vem de famílias com renda per capita mensal até 1,5 salário mínimo.

 

Assessoria de Imprensa Colégio Termomecanica

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.