ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

CBMM promove prêmio de ciência e tecnologia no Rio de Janeiro

Cerimônia de premiação acontecerá no Museu do Amanhã.

A CBMM, líder mundial no fornecimento de produtos e tecnologia do Nióbio, realiza no dia 21 de agosto, no Rio de Janeiro, a solenidade de entrega do 1º Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia. Criado com o propósito de incentivar a produção da pesquisa científica e tecnológica de caráter inovador no Brasil, o prêmio reconhece o legado dos profissionais em prol do desenvolvimento do país. O evento acontece no Museu do Amanhã, em uma cerimônia para convidados, com palestra do vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2018, Paul Romer. A premiação reforça o compromisso da CBMM de deixar um legado para o Brasil para além do desenvolvimento mundial do mercado de Nióbio. "A companhia acredita que o conhecimento científico e tecnológico gera contribuições econômicas, sociais e ambientais fundamentais para o desenvolvimento do país", afirma Ricardo Lima, vice-presidente de Operações e Tecnologia da CBMM.

Com dois prêmios de 500 mil reais, a premiação possui duas categorias: Ciência, que reconhece pesquisadores que colocaram o Brasil em destaque no cenário científico mundial, e Tecnologia, que prestigia profissionais cujos trabalhos geraram impactos relevantes ao país no desenvolvimento de aplicações práticas. Nesta edição, os agraciados são, respectivamente, Marcelo Viana, pesquisador, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), presidente da Sociedade Brasileira de Matemática e vice-presidente da União Matemática Internacional, e João Batista Calixto, professor-titular de farmacologia aposentado da UFSC, pesquisador nível 1A do CNPq, membro da Academia Brasileira de Ciências e diretor do Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos.

A cerimônia de entrega do prêmio terá a palestra do norte-americano Paul Romer, convidado especial que virá ao Brasil exclusivamente para o evento. O economista recebeu o Prêmio Nobel de Economia, no ano passado, pela Teoria do Crescimento Endógeno, que integra a inovação tecnológica ao desenvolvimento de um país ao sustentar que investimentos em capital humano, inovação e conhecimento contribuem significativamente para o crescimento econômico. Romer também é responsável pelo conceito de Cidades Estatutárias e foi Economista-chefe do Banco Mundial. "Paul Romer provou que o legado da pesquisa tecnológica contribui com o crescimento econômico de um país, o que corrobora a ideologia da CBMM, que tem sua história diretamente ligada ao estímulo à pesquisa, desenvolvimento e tecnologia, não apenas no mercado de Nióbio," finaliza Lima.

O Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia se junta aos prêmios Charles Hatchett e Young Persons World Lecture Competition, premiações acadêmicas apoiadas pela companhia, como contribuição para o estímulo e reconhecimento do legado da pesquisa científica e tecnológica mundial.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da CBMM

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.