ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

CBMM investe em startup de baterias norte-americana

Com o investimento, a empresa tem a expectativa de impulsionar desenvolvimentos em materiais para baterias em aplicações de mobilidade, equipamentos eletrônicos e drones.

A CBMM firmou acordo para aquisição de 20% da startup norte-americana Battery Streak. Com o investimento, a companhia tem a expectativa de impulsionar desenvolvimentos em materiais para baterias em aplicações de mobilidade, equipamentos eletrônicos e drones.

“Este investimento estratégico é parte do plano de novos negócios da CBMM, que visa acelerar inovação em materiais para baterias de lítio, segmento muito promissor e que deve representar 25% da receita da companhia em 2030”, explica Rodrigo Amado, gerente de Estratégia e Novos Negócios da CBMM. Desde 2019, a CBMM investe estrategicamente em startups relacionadas à inovação de materiais e conectadas com a megatendência global de eletrificação. Todas as startups investidas utilizam nióbio em suas tecnologias.

“Estamos honrados e entusiasmados com o apoio da CBMM em concretizar nossa visão compartilhada de um futuro alimentado por baterias. Essa parceria vai permitir maior rapidez e eficiência para alcançar nossos objetivos”, disse David Grant, presidente da Battery Streak.

Com visão de longo prazo, a CBMM tem a perspectiva de continuar investindo em pesquisas e desenvolvimentos de tecnologias com nióbio para baterias. “Estamos atuando de forma intensa com grandes parceiros para oferecer ao mercado, principalmente para o setor automotivo, baterias com características exclusivas de recarga ultrarrápida, em menos de 10 minutos, e que contam com maior estabilidade, segurança e vida útil. A Battery Streak está totalmente alinhada com esse objetivo e nos permitirá dar um passo importante, inclusive com aplicações além do mercado de mobilidade”, complementa Amado.

A Battery Streak, também conhecida como BSI, é uma startup ligada à Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos. A tecnologia patenteada da BSI usa óxido de nióbio nanoestruturado como ânodo das baterias de íons de lítio. Com a parceria, CBMM e BSI pretendem oferecer os primeiros produtos ao mercado em 2023.

 

Fonte: Ibram

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.