ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Belgo Bekaert lança cordoalha engraxada com certificação internacional

Produto foi certificado pelo instituto norte-americano Post-Tensioning Institute, um dos órgãos mais respeitados mundialmente em termos de especificação de projetos e uso de cordoalhas não aderentes.

A Belgo Bekaert lança no mercado de construção civil, a primeira cordoalha engraxada certificada pelo instituto americano Post-Tensioning Institute (PTI), um dos órgãos mais respeitados mundialmente em termos de especificação de projetos e uso de cordoalhas não aderentes. A planta da empresa em Osasco (SP) é a primeira fora dos Estados Unidos a conseguir a certificação.

Este novo produto se destaca no mercado porque traz mais segurança, durabilidade e um controle rígido de processo de fabricação. Além disso, permite 100% de rastreabilidade dos materiais aplicados no processo de fabricação.

Hoje, a norma da ABNT (NBR 7483:2020) define as especificidades da cordoalha engraxada e plastificada comercializada no país. A diferença das exigências dessa normativa em relação ao pontuado pelo PTI é que o Post-Tensioning Institute exige a presença de uma camada plástica vinte e cinco por cento maior em sua espessura do que a norma brasileira exige. "Esse é um dos grandes diferenciais do novo produto, que traz uma menor necessidade de manutenção e maior vida útil para a obra", afirma o Daniel Garcia, Gerente de Negócios da Belgo Bekaert.

Os benefícios do uso da cordoalha engraxada são vistos em todo o mundo. Os mais conhecidos são a redução de custos, desempenho aprimorado e estruturas mais leves em comparação com o uso de outras tecnologias. O custo-benefício é um diferencial, visto que a norma brasileira discute, há tempos, o aumento de vida útil das estruturas, estimulando as mudanças nas cordoalhas de aço do mercado.

Graxa especial

Uma fábrica com certificação PTI também é uma garantia de que todos os procedimentos de fabricação são auditados, de acordo com as normas internacionais. Além de corresponder às normas brasileiras, também atende às normativas norte-americanas, que são amplamente respeitadas por profissionais da construção civil em todos os países.

"As características da graxa especial usada pela Belgo trazem eficiência à cordoalha. Afinal, ela é desenvolvida justamente para atender a todas as recomendações do PTI, evitando a oxidação superficial do aço", acrescenta.

 

Fonte : Assessoria de Imprensa da Belgo Bekaert

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.