ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Belgo Bekaert inaugura Espaço Inovação

Ambiente em modelo pioneiro no país elaborado para integrar os empregados ao ecossistema da inovação, em busca do desenvolvimento de projetos disruptivos que tragam soluções para a empresa.

Nesta quarta-feira, 20 de outubro, a Belgo Bekaert inaugura o Espaço Inovação, ambiente em modelo pioneiro no país elaborado para integrar os empregados ao ecossistema da inovação, em busca do desenvolvimento de projetos disruptivos que tragam soluções tanto para a empresa quanto para o mercado.

O pioneirismo do projeto se dá pelo seu conceito: espaços modulares sequenciais retratando e fomentando a capacitação do time nas etapas fundamentais de um empreendimento de sucesso. Além disso, preocupou-se em promover a participação abrangente de empregados de todos os níveis da organização e foi instalado em uma área de convivência ao lado do refeitório da unidade de Contagem, sede da empresa.

“É a primeira vez que uma indústria no Brasil traz um projeto com estas características para o ambiente da operação. No mercado é mais comum observarmos a disponibilização de coworkings, que nem sempre facilitam a participação das equipes operacionais. Mas aqui pretendemos oferecer acessibilidade e inclusão ampla de todos os empregados ao universo da inovação para estimular o intraempreendedorismo”, afirma o Diretor de Inovação, Marketing e Negócios Roberto Milhomem. 

O espaço, dividido em módulos, deixará à disposição dos 1.600 empregados da unidade uma galeria multimídia, espaço para eventos, processos de ideação e design thinking, ambiente para incubação de grandes projetos e salas para mentorias, capacitações e treinamentos. Além disso, um makerspace, ambiente colaborativo aberto para aos empregados com ferramentas fundamentais para a criação de protótipos, será inaugurado até o final do ano.  No Espaço Inovação, também serão realizadas as apresentações dos projetos idealizados pelo público interno, hubs, universidades e startups para apoiadores e investidores internos. 

Para a construção do Espaço Inovação, a Belgo Bekaert contou com projeto arquitetônico sustentável, com módulos separados por containers reutilizados e conectados à uma usina de energia solar fotovoltaica própria, para garantir a produção de energia elétrica necessária ao consumo do local. Outra característica é a conectividade, com a disponibilização de acesso à internet por meio de wi-fi, rede de computadores e tablets. 

"A inovação é um pilar estratégico da Belgo Bekaert e estamos investindo inicialmente R$ 2 milhões no Espaço Inovação para estimular a criatividade e fortalecer a cultura de inovação  no ambiente de trabalho. Este lançamento marca uma nova fase da empresa neste ecossistema, ainda mais aberta, dinâmica e criativa, potencializando a cocriação e visão empreendedora do público interno”, conclui Gerente de Inovação da empresa, Eduardo Carrara.

O lançamento do espaço será realizado na semana de regresso da equipe administrativa - que agora adota modelo híbrido - aos escritórios, desde o início da pandemia. A inauguração do espaço ocorrerá durante as ações que celebram o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, comemorado em 21 de outubro. A programação conta ainda com performances musicais, exposição de robôs industriais e com a mostra “Os Protagonistas da Inovação”, que destaca a história de empregados, na Galeria de Inspiração.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Belgo Bekaert

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.