ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

ArcelorMittal anuncia meta de 30% de mulheres entre empregados até 2030

A meta foi anunciada pelos dirigentes do grupo durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais no Dia Internacional da Mulher.

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a ArcelorMittal Brasil lançou a meta de ter ao menos 30% de mulheres entre seus empregados até 2030. O desafio está colocado para todas as áreas da empresa, incluindo as atividades operacionais, administrativas e cargos de liderança. Atualmente, dos cerca de 17 mil empregados da ArcelorMittal Brasil, 14% são mulheres. Na área operacional, 7% são mulheres, e em cargos de liderança, 9%.

A meta foi anunciada pelo presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, Benjamin Baptista Filho, e pelo CEO da ArcelorMittal Aços Longos LATAM e Mineração Brasil, Jefferson De Paula, em uma live no transmitida para todos os empregados. 

"Acreditamos na diversidade como um fator essencial paraa construção de uma sociedade mais justa. Precisamos de mais mulheres na nossa empresa para termos novas perspectivas, outros olhares, aprender e criar novos resultados. A evolução e a inovação passam por novas construções", afirma Benjamin Baptista.

"As mulheres já são a maioria da sociedade brasileira, das universidades e estão aumentando a representatividade nos cursos de engenharia. Essa mudança também deve acontecer na ArcelorMittal, aumentando a participação em todos os cargos e segmentos de negócio", pontua Jefferson De Paula.

A meta é um desdobramento do Programa de Diversidade & Inclusão da empresa, lançado em 2019 com foco em quatro dimensões da diversidade: Equidade de Gênero, Diversidade Racial, Pessoa com Deficiência e LGBTI+. Nos últimos dois anos, no âmbito do Programa, a empresa realizou treinamentos e fez uma série de campanhas de comunicação e sensibilização dos empregados a fim de construir um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo, onde o respeito e a tolerância prevalecem.

"O estabelecimento da meta é um marco na história da empresa e que deixa nós, mulheres, muito orgulhosas e entusiasmadas. Sabemos da importância das empresas naluta pela equidade de gênero. Queremos que a transformaçãopela qual passamos tenha reflexo positivo na sociedade", destaca Marina Soares, Diretora Jurídica, Relações Institucionais e Sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil e sponsor do Programa de Diversidade & Inclusão.

"Celebramos um grande avanço na ArcelorMittal e temos muitos desafios pela frente. Até 2030, iremos dobrar o número de mulheres e nos comprometemos a criar condições para que elas se desenvolvam, se sintam acolhidas e prosperem dentro da empresa", complementa Francieli Scatolin, líder do Grupo de Afinidade de Equidade de Gênero.

Em 2020, a empresa aderiu a quatro importantes compromissos externos: ONU Mulheres, Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, Rede Empresarial de Inclusão Social e Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero. O programa de Diversidade & Inclusão conta com o apoio da consultoria da Mais Diversidade. Ao todo, 1,3 mil empregados atuam ativamente como voluntários e aliados, dedicando tempo e promovendo iniciativas que contribuam para a transformação cultural que a empresa vem buscando.

Formação de meninas

Paralelamente à meta de contratação de mulheres, a Fundação ArcelorMittal lançou a nova edição do programa Steam Girls, voltado para a formação de meninas para as áreas da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. A primeira edição, no ano passado, foi direcionada às filhas dos empregados da empresa.

Em 2021, a programação está mais diversificada e será ampliada para a comunidade, com foco em alunas das escolas da rede pública de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com potencial de atender a todo o território nacional por meio das iniciativas virtuais. O programa terá início em 23 de março.

O conteúdo compreenderá ações virtuais, produção audiovisual (websérie em oito capítulos), publicação de livro, formação de multiplicadores e uma experiência itinerante presencial, imersiva e inovadora. A ideia é despertar o interesse das meninas pela escolha de carreiras nas áreas abrangidas pelo programa. A arte, que passou a fazer parte da sigla nos últimos anos, diz respeito ao design e a criatividade, tão importantes no desafio das indústrias de tecnologias visuais e entretenimento.

A experiência itinerante vai englobar quatro apresentações teatrais diárias; 12 oficinas; uma palestra semanal (realizada por uma menina inspiradora) e visitas às unidades da empresa após a pandemia.

Mulheres na inovação

Também dentro da programação da Semana da Mulher, o Açolab - hub de inovação da ArcelorMittal - irá realizar um bate-papo com mulheres que inovam e fazem a diferença. Participam da conversa Lindalia Junqueira (CEO Ions Innovation e do Hacking.Rio), Dany Carvalho (Gerente do Projeto Bridge Ecosystem) e Maria Eduarda Branco (Corporate Success & Open Innovation Senior e Membro do Conselho do Recife do Bem), com mediação de Flavia Castro (ArcelorMittal).

O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube do Açolab (https://www.youtube.com/channel/UC6Qsa-yZUZpXtWdTJ4BEc6w), no dia 11 de março, das 15h às 16h.

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