ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

ABM WEEK 2019 discute o impacto da revolução digital na siderurgia e na mineração

Mesa-redonda abordará assuntos como robotização e Internet das Coisas.

Frotas, pátios e plataformas que trabalham de forma inteiramente autônoma são algumas soluções robóticas que estão transformando a indústria siderúrgica e de mineração. Esse tipo de tecnologia, que até pouco tempo estava restrita ao mundo da ficção científica, é capaz de retirar os trabalhadores de atividades perigosas, melhorando a segurança e a produtividade das empresas, além de reduzir custos.

Toda essa revolução, impulsionada por inovações nas áreas de análise de dados, computação em nuvem, Indústria 4.0 e Internet das Coisas, será debatida em uma mesa-redonda realizada durante a ABM WEEK 2019. A semana técnico-científica acontece de 1 a 3 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

“A revolução digital tem permitido a integração horizontal total de informações do poço da mina ao porto de escoamento da produção e, verticalmente, do sensor à sala de controle”, diz Walter Massanori de Saito, consultor na Metals Pioneers e coordenador da mesa-redonda ‘Robotização aplicada à indústria minerometalúrgica’, programada para o dia 2 de outubro.

Segundo ele, compreender e dominar as complexidades da integração entre tecnologia de informação e tecnologia operacional são chaves para as empresas que querem alcançar todos os benefícios dessa transformação.

O debate na ABM WEEK pretende jogar luz sobre as estratégias que as principais empresas minerometalúrgicas estão adotando e os benefícios que estão obtendo com a robotização. Entre os participantes confirmados estão Leonardo Demouner, responsável pela área de aciaria da Ternium Brasil, e Martin Hirschmanner, vice-presidente de mecatrônica da Primetals Technologies na Áustria.
Demouner atua em uma área fortemente influenciada pelos desenvolvimentos robóticos e também muito exigida com relação à segurança no trabalho. Já Hirschmanner compartilhará o conhecimento de uma tradicional fornecedora de plantas siderúrgicas que vem se destacando na digitalização dos processos e em aplicações robóticas.

A mesa-redonda será complementada por Daniel de Faria Diniz, executivo de vendas da ABB, que falará sobre o atual status da aplicação robótica no Brasil e no mundo. Na mesma oportunidade, o professor Rafael Traldi Moura, do departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Poli-USP, discorrerá sobre as pesquisas em curso na área de controle motor para a construção de robôs e exoesqueletos. 

A mediação dos debates ficará a cargo do professor Arturo Forner Cordero, do Laboratório de Biomecatrônica do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Poli-USP. 


A ABM WEEK conta com o patrocínio das seguintes empresas (atualizado em 12/09/2019): Açokorte, Aperam, ArcelorMittal, Atomat, Beda, Brasiltec,BRC, Cargo X, CBMM, Clariant, Condat, Danieli, Dassaut Systemès, DDMX, DME Engenharia, DSI Montagens Refratárias , ESW, Fosbel, Gerdau, Harsco, Hatch CISDI, Ibar, Imerys, IMS Messsysteme, Ingersoll Rand, John Cockerill, Kelk/PLM, Kuttner, Lechler, Login Logística, Maina, Metso, Nalco, Nokia, Giovanella, Paul Wurth, Polytec, Primetals, PSI Metals, Pyrotek, Reframax, RHI Magnesita, RIP, Saint-Gobain, SMS Group, Spraying Systems, Stagio Cargas, Suez Water, Suncoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, Tora, Unifrax, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, VLI Logística, White Martins. O evento também possui o apoio das seguintes instituições: Abendi, AIST, Capes, CNPq, Instituto Aço Brasil, Instituto Brasileiro de Mineração - Ibram e SAE Brasil.

 

Texto:Juliana Nakamura
 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.