ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

ABM promove discussão sobre normas de segurança do trabalho no 11º WSSO

Palestrantes discutiram sobre os efeitos de mudanças na legislação.

“Questões Normativas” foi o tema do segundo painel do  11º WSSO, realizado na tarde do última quarta-feira (5), em Ipatinga (MG).O representante da Usiminas, Guilherme Sena Fonseca Penna iniciou os trabalhos falando sobre o "E-social - Lastros legais e correlações".

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas - E-social é um projeto do Governo Federal que tem como objetivo principal simplificar e unificar o processo de envio de informações pelos empregadores a respeito dos seus empregados.

O tema gerou grande interesse e após a palestra, foram feitos muitos questionamentos por parte da plateia e prontamente explanados por Guilherme Sena. Outro convidado do evento foi Leonardo Andrade do Nascimento, da Payback, que tratou da "NR12 x Normas Internacionais". Leonardo falou da norma, seus objetivos e sua aplicação.

Após as palestras, foi realizada uma mesa redonda sobre o mesmo tema do painel, Questões Normativas. O debate foi moderado por Nereu Jenner Nunes Gomes (Usiminas), e teve a participação de Elizeu Freitas (Usiminas) e Eduardo Vidal (Sesi/Fiemg).

Um dos pontos de destaque durante a conversa foi o papel do Estado e o cumprimento da nova legislação trabalhista. "O Estado é o agente representante de trabalhadores e empregadores, que são responsáveis pela aplicação dessas normas regulamentadoras.A conclusão a que chegamos é de que as empresas precisam tomar as rédias para que atenda aos dois grupos", afirmou Guilherme. 

O 11º WSSO tem o patrocínio da Usiminas, Gerdau, Aperam, Vale, Sodexo, Artvisão Soluções Industriais, Dupont, Libus Feel Safe, Marluvas Calçados Profissionais, Metrominas Soluções em metrologia, MRC LOC, Provest Uniformes, Safetline, SESI FIEMG, Fundação São Francisco Xavier, Sankyu S/A, Cenibra, HR Oficce e PH, e com os apoios do CREA-MG e Daido Quimíca do Brasil.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.