ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

ABM e patrocinadores oferecem prêmios às melhores contribuições técnicas da ABM WEEK

Prêmios serão distribuídos na cerimônia de abertura do evento.

Principal evento técnico-científico do setor minerometalúrgico e de materiais na América Latina, a ABM WEEK premia, tradicionalmente, os autores das melhores contribuições técnicas apresentadas durante a Semana. “Com essa iniciativa, queremos estimular a evolução técnico-científica e a inovação em processos, produtos e gestão na indústria”, comenta Horacídio Leal Barbosa Filho, presidente-executivo da ABM.

Os Prêmios de Reconhecimento Técnico são direcionados aos trabalhos que se destacam por sua relevância e qualidade para os autores que são associados da ABM. “São prêmios em dinheiro oferecidos por empresas patrocinadoras para as melhores pesquisas relacionadas às suas áreas de atuação”, explica Valdomiro Roman da Silva, diretor de Desenvolvimento de Competências da ABM. Ele conta que serão oferecidos em 2019, 13 prêmios patrocinados referentes às apresentações realizadas no ano passado. A entrega desse prêmios ocorrerá durante a cerimônia de abertura da Semana, na terça-feira ( 1 de outubro).

Prêmios ABM
Também serão oferecidos os Prêmios ABM aos autores do melhor trabalho de cada um dos onze seminários que compõem a Semana. Escolhidos por uma comissão avaliadora, os vencedores receberão, além de certificado, uma série de benefícios, como anuidade grátis da ABM, entradas para a ABM WEEK subsequente e inscrições em cursos de ensino a distância.

Os prêmios ABM foram criados para reconhecer as melhores apresentações que fugiam do escopo dos patrocinadores ou que não tinham entre seus autores associados da ABM. Os vencedores são escolhidos após uma avaliação rigorosa realizada por uma comissão de profissionais ligados à indústria e à academia.  

Agraciada em 2018 com o Prêmio ABM, a pesquisadora da Usiminas Beatriz Gandra conta que é um orgulho imenso receber esse tipo de reconhecimento. Ela conta que o trabalho em questão, “Estudo do efeito da composição química do gusa no bloco de carbono para cadinho dos altos-fornos”, é fruto de uma pesquisa aplicada realizada em parceria com a área operacional da siderúrgica. 

“Em final de campanha, o nosso alto-forno exige um monitoramento contínuo do cadinho. Informações relativas ao efeito da composição do gusa no desgaste refratário são de grande importância para basear tecnicamente ações no sentido de se evitar o desgaste e propiciar um prolongamento de campanha com segurança operacional”, diz Gandra, que divide a autoria do trabalho premiado com Marco Antônio Oliveira e Leonardo de Oliveira.

A ABM WEEK conta com o patrocínio das seguintes empresas: Açokorte, Aperam, ArcelorMittal, Atomat, Beda, Brasiltec, BRC, Cargo X, CBMM, Clariant, Condat, Danieli, Dassaut Systemès, DDMX, DME Engenharia, DSI Montagens Refratárias, ESW, Fosbel, Gerdau, Harsco, Hatch CISDI, Ibar, Imerys, IMS Messsysteme, Ingersoll Rand, John Cockerill, Kelk/PLM, Kuttner, Lechler, Login Logística, Maina, Metso, Nalco, Nokia, Giovanella, Paul Wurth, Polytec, Primetals, PSI Metals, Pyrotek, Reframax, RHIMagnesita, RIP, Saint-Gobain, SMS Group, Spraying Systems, Stagio Cargas, Suez Water, Suncoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, Tora, Unifrax, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, VLI Logística, White Martins. O evento também possui o apoio das seguintes instituições: Abendi, AIST, Capes, CNPq, Instituto Aço Brasil, Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), SAE Brasil e Sinobras.

 

Texto: Juliana Nakamura.
 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.