ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

ABAL e Embrapii assinam acordo para estimular pesquisas

Objetivo é criar um ambiente de pesquisa específico para a cadeia produtiva do alumínio.

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) selaram nesta quinta-feira (21) uma aliança estratégica setorial. O objetivo do acordo é criar um ambiente de pesquisa específico para a cadeia produtiva do alumínio, estimulando projetos de PD&I entre as 32 associadas da ABAL e os conceituados Centros de Pesquisa – Unidades Embrapii (UEs), a fim de desenvolver competências tecnológicas e aprofundar pesquisas nas UEs sobre temas voltados ao metal.

“Tenho certeza que a aliança estratégica terá enorme sucesso. O investimento em tecnologia e inovação é um dos pilares do plano de desenvolvimento da indústria do alumínio para os próximos anos. Trata-se de uma iniciativa que trará competitividade ao nosso setor”, afirmou Milton Rego, presidente-executivo da ABAL.

Jorge Almeida Guimarães, diretor-presidente da Embrapii, destacou a importância da aliança estratégica setorial para aumentar o relacionamento com as empresas do setor do alumínio.

“Embora o foco de atuação da Embrapii seja as indústrias, o relacionamento é pequeno de forma individual, pois nosso maior contato é com as associações como a ABAL. Portanto, este tipo de aliança estratégica tem o efeito positivo de recebermos as demandas das empresas, para assim desenvolvermos outras unidades e com outros focos”.

A Embrapii é uma organização social do poder público federal que trabalha pelo incremento da inovação na indústria, por meio de financiamento conjunto de projetos de PD&I.

Conexão Alumínio

A primeira iniciativa oriunda do acordo já está definida: o Conexão Alumínio, evento que será realizado na sede da ABAL, em abril, e reunirá pesquisadores das Unidades Embrapii para a apresentação do plano estratégico de fortalecimento do setor.

Os pesquisadores ainda terão a oportunidade de conhecer as plantas industriais de três associadas da ABAL: CBA, Novelis e Prolind.

 

Fonte : Assessoria de Imprensa ABAL

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.