Brazilian Metallurgy, Materials and Mining Association

Vendas do e-commerce da ArcelorMittal crescem 38% durante a quarentena

Segundo McKinsey, a participação total do comércio eletrônico nas empresas aumentou 62% pós-pandemia.

O e-commerce tem alcançado crescimento anual de cerca de 20% no Brasil, mas a quarentena acarretou um fenômeno diferente: a busca por novos produtos neste canal. Segundo a consultoria McKinsey, a participação total do comércio eletrônico   nas empresas brasileiras aumentou 62% pós-pandemia. Mesmo em setores onde esta modalidade não era oferecida ao mercado, como o aço, a ArcelorMittal, que possui uma loja virtual pioneira na compra de aços teve um acréscimo de 38% das vendas online em março e abril na comparação com os meses anteriores à pandemia da covid-19.

A migração tem explicação direta no fechamento das lojas físicas da produtora de aço pelo Brasil. O e-commerce da ArcelorMittal é uma operação online completa ou de ponta a ponta, que integra loja virtual, estoque e distribuição. “A plataforma está em crescente evolução. No segundo semestre de 2019, praticamente dobramos o número de pedidos”, explica René Kahler Junior, Diretor de Vendas Regionais do segmento de Aços Longos da ArcelorMittal Brasil. Entretanto, Kahler reforça que, neste momento de isolamento social, a quantidade de transações concluídas e de vendas superou as expectativas. “Escritórios de arquitetura, empresas de engenharia e aquele proprietário - que está reformando seu imóvel -, serralheiros e profissionais de manutenção são alguns dos clientes neste período”, afirma. No período de quarentena, os vendedores das lojas físicas estavam com acesso ao link do e-commerce para a realização das vendas.

O canal de vendas pela internet da ArcelorMittal oferece mais de 500 produtos e soluções em aço para a construção civil, entre eles vergalhões, arames, chapas, perfis, telas, treliças e outros. Os planos da ArcelorMittal para 2021 foram antecipados e realizados nos últimos 60 dias. “Precisamos nos adaptar à nova realidade do mercado digital, onde mais e mais pessoas compram e vendem online.  O e-commerce  deve ser parte ativa de seu negócio, tanto quanto sua equipe de vendas”, complementa Kahler.

O canal virtual de vendas ( loja.arcelormittal.com.br ) integra a estratégia da empresa de ampliar sua presença no varejo de aço e de aproximar-se dos consumidores finais, entre eles serralheiros, pedreiros e pessoas que estejam construindo, reformando ou ampliando suas casas. “A entrega rápida é outro diferencial: máximo de sete dias. Uma central de atendimento da companhia dá todo suporte ao usuário e a confiabilidade da entrega”, conclui o executivo.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da ArcelorMittal

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