Brazilian Metallurgy, Materials and Mining Association

Vallourec busca startups para solucionar desafios na mineração

Empreendedores interessados poderão ser inscrever até o dia 30 de setembro.

A quarta edição do Vallourec Open Brasil, programa que seleciona startups para desenvolver projetos em conjunto com as empresas Vallourec no Brasil, está com as inscrições abertas. A procura é por empreendedores que possam resolver questões relacionadas ao aumento de eficiência operacional na unidade de mineração da empresa.

Podem participar do programa startups de base tecnológica no Brasil. As interessadas deverão preencher o formulário disponível no site www.vallourecopenbrasil.com.br até o dia 30 de setembro.

Serão selecionadas na primeira fase startups cuja atuação e modelo de negócio estiverem em sintonia com pelo menos um dos desafios propostos. O resultado será anunciado no dia 9 de outubro.

Para participar da segunda fase da seleção, as startups deverão enviar um pitch em vídeo, com duração de, no máximo, cinco minutos e no formato MP4, com uma apresentação da empresa e uma proposta de projeto focada em um dos desafios. Os vídeos devem ser enviados entre os dias 11 e 24 de outubro. O resultado da seleção será divulgado no dia 30 de outubro.

De 23 a 27 de novembro, as startups selecionadas na segunda fase terão cinco dias para trabalhar lado a lado com a Vallourec, ter acesso a mais informações relacionadas aos desafios e entender melhor o negócio da empresa. No dia 27, acontecem as apresentações da proposta de trabalho elaborada durante a imersão para uma banca de jurados composta por representantes da empresa, no chamado Pitch Day.

De 11 de janeiro a 31 de junho de 2021 será o período do desenvolvimento, etapa em que as startups selecionadas no Pitch Day serão contratadas. É o momento de iniciar a prova de conceito da solução proposta pelos participantes com o acompanhamento de profissionais indicados pela Vallourec. Em julho, acontece o workshop de encerramento, com a apresentação final do projeto desenvolvido para os gestores da empresa.

As startups podem submeter seus projetos em três diferentes desafios. O primeiro é a avaliação do teor de ferro e/ou sílica de uma amostra de polpa de concentrado de minério de ferro na fração fina (pellet feed).

“Atualmente o tempo de resposta de qualidade do produto pellet feed, por análise química, é de oito horas, o que dificulta a tomada de decisão rápida quando há teor de ferro/sílica fora da especificação desejada”, explica Gabriel Cordeiro, engenheiro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Vallourec.

O segundo desafio é a análise prévia de distribuição granulométrica de uma determinada porção de minério.

Cordeiro explica que essa identificação pode ser possível cruzando características tipológicas com a cor e a textura do material. Com essa pré-identificação, se ganha agilidade no mapeamento para a confecção do modelo geológico e para o planejamento das amostras de geologia em curto prazo.

Já o terceiro e último desafio é desenvolver um software para integração dos dados e diagnósticos em tempo real das estruturas geotécnicas da Mina Pau Branco. A dificuldade está em concentrar todo o banco de dados existente em uma plataforma única e de fácil acesso, proporcionando agilidade, avaliações assertivas e respostas eficientes aos problemas apresentados no dia a dia.
 

Fonte: Boletim Fapesp Pesquisa para Inovação (https://pesquisaparainovacao.fapesp.br/)

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.

Sponsoring Companies