Brazilian Metallurgy, Materials and Mining Association

UFMG e ex-presidente da ABM serão homenageados na ABM WEEK 2019

Instituição de ensino superior de Minas Gerais receberá a maior honraria concedida pela ABM. 

Programada para o próximo dia 1 de outubro, a cerimônia de abertura da ABM WEEK 2019 contará com uma solenidade especial para reconhecer o trabalho de uma pessoa física e de uma pessoa jurídica em prol do fortalecimento da indústria minerometalúrgica e de materiais.Os agraciados foram escolhidos em votação realizada junto ao conselho de administração da  ABM.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) será homenageada durante a cerimônia de abertura da ABM WEEK. “Mais antiga universidade em seu estado, a UFMG mantém uma posição de liderança regional e nacional em ensino, extensão, cultura, pesquisa científica e geração de patentes”, comenta Horacídio Barbosa Leal Filho, presidente-executivo da ABM.

A UFMG receberá a Medalha de Mérito ABM, conferida uma vez por ano, alternadamente para pessoa física e para pessoa jurídica. Trata-se da honraria máxima instituída pela ABM desde 1944.

Medalha Vicente Falconi

Instituída em 2008, a medalha Vicente Falconi é conferida trienalmente a um associado da ABM que tenha se destacado pela contribuição à disseminação e adoção de conceitos de gestão e liderança nas áreas de atuação da ABM.

Este ano, quem receberá a honraria será o engenheiro mecânico Albano Chagas Vieira. Ex-presidente do Conselho de Administração da ABM, Vieira foi diretor-superintendente da Votorantim Siderurgia e presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil. 

Valdomiro Roman da Silva, diretor de Desenvolvimento de Competências da ABM, lembra que Vieira presidiu o conselho de administração da ABM no biênio 2015/2017. 

“Ele teve uma liderança fundamental para que a entidade superasse os desafios impostos à época, garantindo sua perenidade e relevância”, diz Silva.

Segundo Albano Vieira, “é com muita honra e alegria que recebo a medalha Vicente Falconi. Ser escolhido para receber uma honraria desse tamanho por seus pares é uma satisfação muito grande”, diz o engenheiro.

A entrega das medalhas é uma tradição na ABM alinhada à missão da associação, que é a de desenvolver ações que promovam o desenvolvimento das pessoas, a evolução técnico-científica e a inovação em processos, produtos e gestão nas áreas de metalurgia, de mineração e de materiais.

A ABM WEEK 2019 conta com o patrocínio das seguintes empresas: Açokorte, Aperam, ArcelorMittal, Atomat, Beda, Brasiltec, BRC, Cargo X, CBMM, Clariant, Condat, Danieli, Dassaut Systemès, DDMX, DME Engenharia, DSI Montagens Refratárias, ESW, Fosbel, Gerdau, Harsco, Hatch CISDI, Ibar, Imerys, IMS Messsysteme, Ingersoll Rand, John Cockerill, Kelk/PLM, Kuttner, Lechler, Login Logística, Maina, Metso, Nalco, Nokia, Giovanella, Paul Wurth, Polytec, Primetals, PSI Metals, Pyrotek, Reframax, RHI Magnesita, RIP, Saint-Gobain, SMS Group, Spraying Systems, Stagio Cargas, Suez Water, Suncoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, Tora, Unifrax, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, VLI Logística, White Martins. O evento também possui o apoio das seguintes instituições: Abendi, AIST, Capes, CNPq, Instituto Aço Brasil, Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), SAE Brasil e Sinobras. 
 

Texto: Juliana Nakamura

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.

Sponsoring Companies