Brazilian Metallurgy, Materials and Mining Association

Empresas e organizações se unem para acelerar implantação da economia circular no Brasil

Gerdau e IPT fazem parte da integram o grupo denominado Hub- EC.

A economia circular representa uma oportunidade de crescimento global de US﹩ 4,5 trilhões até 2030, segundo o Fórum Econômico Mundial e foi considerada prioridade número 1 no novo plano de diretrizes de crescimento da União Europeia - o European Green Deal. Esse modelo propõe um crescimento que tem como base a geração e manutenção de valor e a não geração de resíduos. Um novo modelo de crescimento, mais equilibrado e qualificado com novas formas de produzir, consumir e se relacionar.

Esse também é o foco do Hub de Economia Circular Brasil (Hub-EC) consiste em um ecossistema único que reúne empresas líderes a trabalharem juntas para superarem barreiras, quebrarem paradigmas e viabilizarem projetos acelerando a implementação da Economia Circular no Brasil. Entre as participantes do Hub estão organizações como Gerdau, Nespresso, Electrolux, Plastiweber, TOMRA, IPT - Instituto de Pesquisa e Tecnologia, entre outras.O objetivo é mostrar que um novo modelo de governança pode ser criado para facilitar o compartilhamento de conhecimento, a integração da cadeia de valor e a construção de novas relações comerciais, unindo empresas de diferentes setores e diferentes elos da cadeia de valor em um ambiente de confiança e comprometimento. De forma efetiva, soluções serão trabalhadas em conjunto com foco em desafios comuns a várias empresas e desta forma garantir o diferencial competitivo e muitas vezes a sobrevivência do negócio.

Segundo Beatriz Luz, CEO da Exchange4Change Brasil, organização fundadora do Hub-EC, a importância de trazermos esse debate para o Brasil é a demonstração das oportunidades que podem ser geradas por meio de um redesign de produtos, uma reavaliação de processos, novos valores e novas relações comerciais. A iniciativa irá promover a geração de empregos e ainda fortalecer a indústria nacional para posicionamento em um mercado cada vez mais globalizado. "Eventos disruptivos como o COVID-19 demonstram as fraquezas e vulnerabilidades do atual modelo de produção, fragmentado e orientado para o curto prazo. As empresas brasileiras precisam começar a olhar além das suas fronteiras e trabalhar de forma sistêmica envolvendo todos os elos da sua cadeia produtiva para avaliação de problemas e desenvolvimento de soluções e desta forma assegurar a perenidade dos negócios", ressalta Beatriz.

Ações articuladas e coordenadas

A transição para uma economia circular envolve uma revisão de valores, cultura e processos produtivos - indo da atual lógica de ‘extrair, produzir, descartar’ para um mindset voltado à geração de valor com ênfase na durabilidade, modularidade, remanufatura e reuso, desenvolvimento de serviços, compartilhamento e matéria prima renovável. Isso requer ações articuladas e coordenadas entre os diferentes elos da cadeia de valor, desafio endereçado no Hub-EC por meio de um processo de articulação estratégica, desenvolvimento de inteligência coletiva e uma análise de oportunidades baseada em 4 dimensões da circularidade - Fornecimento Circular, Fluxo Circular, Governança Circular e Negócio Circular.

A metodologia de impacto aplicada pelo Hub-EC segue três fases de trabalho mesclando ações de capacitação, diagnósticos individualizados e o olhar sistêmico das variadas cadeias de valor visando uma análise crítica abrangente que viabiliza a identificação de conexões inusitadas entre diferentes empresas e setores que até então não seriam identificadas de forma isolada.

"Vemos no Hub-EC a oportunidade de avançar no aspecto prático, expandido soluções que já foram encontradas dentro da nossa organização, porém potencializando sinergias com outras empresas. Com esse olhar mais amplo, podemos mobilizar mais empresas e conquistar resultados mais significativos", afirma Claudia Leite, Head de Criação de Valor Compartilhado e Comunicação Corporativa da Nespresso.

O Hub-EC segue uma tendência global de redes de empresas que promovem a articulação de alianças para a transição circular. "Sentíamos já há algum tempo a necessidade de juntar as organizações e grupos que já vinham debatendo a economia circular no Brasil para ter um espaço para colaboração, compartilhar conhecimento e fazer interações com outros grupos de todo mundo. Com isso, podemos avaliar as oportunidades de projetos e iniciativas em conjunto", ressalta Paulo Boneff, Head de Responsabilidade Social da Gerdau.

"Nós temos um grande interesse nesta iniciativa, pois acreditamos que irá contribuir diretamente para impulsionar a consciencialização das empresas e órgãos governamentais de que só é possível aumentar a circularidade dos materiais através da união de toda cadeia produtiva, acrescenta Carina Arita, Diretora Comercial da TOMRA Sorting Recycling Brasil.

Hub de Economia Circular

Iniciativa lançada em novembro 2019 pela Exchange 4 Change Brasil, consultoria pioneira que tem como missão impulsionar a transição para a economia circular no Brasil desde 2015 através da troca de conhecimento buscando soluções globais que podem ser adaptadas para à realidade brasileira. O Hub-EC foi estruturado com base no conhecimento acumulado pela Exchange4Change ao longo dos últimos cinco anos e traz como referência iniciativas em curso na Holanda (Holland Circular Hotspot), no Canadá (Circular Economy Leadership Coalition) e na Alemanha (Circular Economy Initiative Germany), além do Programa do World Economic Forum chamado PACE (Platform for Accelerating the Circular Economy).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Hub- EC
 

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