Brazilian Metallurgy, Materials and Mining Association

Disciplina sobre alumínio começa a ser ministrada em curso de graduação na UFRN

É a primeira vez que uma disciplina sobre essa temática é oferecida em uma graduação no país, diz Abal.

Desde o fim de de agosto, alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão podendo cursar a disciplina Metalurgia do Alumínio e Suas Ligas”Ministrada pelo Prof. Dr. Bismarck Luiz Silva, a disciplina optativa está sendo oferecida dentro do curso de engenharia de materiais. A iniciativa de criá-nasceu dentro da Rede do Pdimat – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Materiais e contou com o apoio da Associação Brasileira do Alumínio (Abal).

Na opinião de Bismarck, a área de ciência e engenharia de materiais é crucial para o desenvolvimento tecnológico do País. “Conhecer o ‘mundo’ das ligas não ferrosas permitirá ao aluno ter contato com diferentes esferas dentro de engenharia. Setores como transportes, embalagens e construção civil estão inclusos nesse horizonte.”, diz o professor.

É a primeira disciplina sob a temática alumínio é oferecida em um curso de graduação no país, segundo a Abal. Com carga horária de 60 horas, a disciplina abordará os seguintes conceitos: mercado e dados estatísticos; histórico da metalurgia extrativa do alumínio, características gerais do alumínio, classificação das ligas e têmperas do alumínio, solidificação e Metalografia de ligas de alumínio, processos industriais do alumínio e suas ligas, tratamentos de superfície do alumínio e suas ligas e reciclagem de alumínio: o ciclo do processo de reciclagem, benefícios e dados estatísticos pertinentes e a relação com o meio ambiente

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Abal 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.

Sponsoring Companies