Brazilian Metallurgy, Materials and Mining Association

ABM completa 75 anos com planos para o futuro

Sua rica história e a contribuição para o desenvolvimento dos setores de metalurgia, materiais e mineração no Brasil serão contadas num livro comemorativo.

Uma das instituições técnico-científicas mais longevas do Brasil, a ABM completa 75 anos neste 10 de outubro. Ao longo de mais de sete décadas, a Associação se tornou uma referência na difusão do conhecimento técnico-científico, sendo decisiva para o desenvolvimento das indústrias metalúrgica, siderúrgica, de mineração e de materiais no País. 

"Ao longo de todo esse período, a ABM vem cumprindo sua missão de disseminar o conhecimento técnico, aproximando academia e indústria e contribuindo para o desenvolvimento e a competitividade das empresas", diz Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira, CEO da ArcelorMittal/Nippon Steel Calverta e presidente do Conselho de Administração da ABM.

Para assegurar sua perenidade, a Entidade se renovou, acompanhando as profundas transformações ocorridas nas indústrias minerometalúrgica e de materiais no Brasil e no mundo. “Essa capacidade de se manter atual e o grande apoio de toda a comunidade minerometalúrgica e de materiais fazem com que a ABM chegue a essa idade de forma pujante e cada vez mais relevante”, analisa Sérgio Leite de Andrade, CEO da Usiminas e vice-presidente do Conselho de Administração.

Quando nasceu, em uma sala do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), a associação era composta por 39 sócios fundadores. Hoje são mais de 1600 associados (pessoas físicas), 14 empresa mantenedoras e mais de 40 empresas associadas, além de 16 regionais e de uma sede própria.

"Acompanhando o início do processo brasileiro de industrialização, a ABM surgiu com a missão de promover o intercâmbio tecnológico e impulsionar o desenvolvimento dos setores de atuação", conta o presidente executivo, Horacidio Leal Barbosa Filho. "Ao longo desta trajetória, foram muitos os desafios e as dificuldades, até como um reflexo de diversos momentos adversos da economia do nosso País. Mas nossa Associação continua viva e ativa", comemora Leal.

A ABM tem uma atuação muito focada na realização de congressos e seminários – com destaque para a ABM WEEK –, na elaboração de cursos (presenciais e online) e na oferta de prêmios de incentivo. Também realiza um trabalho de destaque na edição de publicações técnicas, como a jmr&t - Journal of Materials Research and Technology, a TMM - Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração e a Materials Research, além da tradicional revista da ABM e de inúmeros livros técnicos.

A história da ABM e sua contribuição para o desenvolvimento dos setores em que atua serão detalhadas em um livro comemorativo, em elaboração, com lançamento previsto para 2020. Fragmentos dessa história foram revelados durante a ABM WEEK 2019, em um painel de 7m de comprimento com fotos de diversos momentos marcantes desta rica trajetória.

Memorial – Em 2018, a ABM conseguiu a aprovação, junto ao Ministério da Cultura, do projeto para a criação de um memorial de metalurgia, materiais e mineração em sua sede, em São Paulo. 

O objetivo é preservar o acervo técnico e cultural da Associação, além de promover exposições, workshops e oficinas relacionadas às áreas de atuação da Entidade. Mais de 50% do valor total já foi captado via Lei de Incentivo à Cultura. As obras devem começar no primeiro semestre de 2020.
 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.

Sponsoring Companies