"Novas oportunidades para ferramentarias" será o tema central que norteará os debates entre ferramenteiros, projetistas, fabricantes, compradores, acadêmicos e profissionais das indústrias siderúrgicas e de alumínio que participarão do 14º Moldes ABM.

O evento tem por objetivo promover a troca de conhecimento sobre a indústria ferramenteira, tecnologias de produção, elaboração de projetos e de controles mais recentes, bem como apontar rumos para o futuro.

Principais temas:

- Indústria e Ferramentaria 4.0
- Manufatura aditiva
- Tratamentos superficiais para ferramentas
- A escolha correta do aço a ser utilizado na produção de um ferramental
- Como fidelizar o cliente da ferramentaria

Ouçam, perguntem, questionem - aproveitem o máximo que puderem. Façam contatos e enriqueçam seu network. Não deixem de participar!


CLIQUE AQUI e confira a programação completa!

_________________________________________________________________________________________


DESTAQUES

26 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA)

18h - Cerimonia de abertura 




Homenagem da comissão organizadora do Moldes ABM, da diretoria e dos associados da ABM ao Engenheiro Carlos Eduardo Pinedo, por sua importante contribuição ao desenvolvimento da metalurgia em nosso país e às atividades da ABM.





A Industria 4.0 no Brasil

Valdecir Pereira
Diretor de desenvolvimento da GRV Software



Horário: 18h20 





Resumo da palestraA quarta revolução industrial, nomeada pelos alemães de indústria 4.0 ou manufatura avançada para os americanos, traz inúmeras oportunidades de negócios e um novo patamar para a indústria em termos de redução de custos, produtividade, customização de produtos em larga escala, uso inteligente de recursos, redução do uso de matérias primas e insumos.
Para entendermos essa revolução industrial temos que entender os pilares que a sustentam e com eles imaginarmos a indústria 4.0. Os principais pilares como IoT (internet of things), RFID(Radio Frequency Identification), Big Data, uso extensivo de  Inteligência artificial e protocolos abertos baseados em ethernet para intercomunicação de maquinas(Profinet, MTConnect, MQTT, etc.).
Os sistemas ciber-físicos farão parte do dia a dia das empresas. Imagine poder acompanhar em tempo real, de qualquer lugar, a qualquer hora o processo de usinagem de uma peça, podendo interferir neste processo de forma virtual, tendo impacto real, ou seja, a fusão entre o virtual e real em um novo patamar ainda não experimentado.
É preciso entender a realidade brasileira, em que estágio estamos em relação aos demais países e como a indústria pode se beneficiar ou se prejudicar se não entender as mudanças que estão ocorrendo no mundo, principalmente quando o Brasil, cai novamente no ranking de competitividade.








Coquetel de boas-vindas
Horário: 19h as 20h







_________________________________________________________________________________________

27 DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA)




A obtenção de ferramentais por processos aditivos de metais a Laser: fabricação e reparo de moldes e matrizes através de impressão 3D


Edson Costa Santos - SENAI

Horário: 8h





Resumo da palestra: 
A impressão 3D ou manufatura aditiva saiu da prototipagem rápida ou fabricação de protótipos visuais para a manufatura rápida, fabricação de componentes funcionais e finais em metais ou plásticos para aplicações diversas em indústrias como médica, aeroespacial e defesa. Para a indústria de ferramentaria, a fabricação de moldes em metais com canais de resfriamento complexos pode diminuir tempo de ciclo e distorções em peças injetadas. Nessa apresentação, as principais técnicas de impressão 3D de metais a laser serão discutidas e alguns exemplos da fabricação e reparo de moldes e matrizes serão apresentados.





Usinabilidade de Aços Ferramenta para Moldes e Matrizes



André Marcon Zanatta  
Diretor do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura

Horário: 8h40 




Resumo da palestra: A fabricação de um molde de injeção ou matriz nos dias de hoje é uma tarefa que exige da cadeia de produção, desde o fabricante do aço ferramenta ao polidor do molde, um alinhamento de conceitos e uma integração cada vez maior, no que diz respeito ao controle de inclusões durante a fabricação do aço ferramenta, ao processo de abertura da cavidade por fresamento ou microfresamento, até o próprio processo de polimento e os requisitos de acabamento superficial a serem alcançados. A palestra apresentará requisitos e restrições no processo de usinagem de aços ferramenta.




Manufatura Enxuta na Confecção de Moldes e Ferramentas



José Menegaço

Consultor da 2Blean


Horário: 9h20









Resumo da palestra: O mercado de atuação das Ferramentarias no Brasil é grande e tem evoluído bastante nos últimos anos, mas em contrapartida, a quantidade de ferramentarias tem diminuído com varias empresas fechando suas portas e a principal motivação para esta diminuição é a concorrência internacional. Como melhorar a situação das Ferramentarias no Brasil? 






Ferramentaria 4.0


Guilherme Milatias
Especialista em Processos da Sandvik


Horário: 10h30





Resumo da palestra: Iniciaremos com um breve resumo referente as fases da revolução industrial até os dias de hoje. Qual o impacto da quarta revolução industrial nas indústrias de manufatura. Como e onde surgiu o conceito "Manufatura 4.0". Quais são os pilares da indústria 4.0. Desafios das ferramentarias frente a essa nova revolução. Como será a ferramentaria 4.0. Quais recursos serão necessários para atender a essa nova demanda; quando tecnologia, capacitação e capital humano. Qual o perfil de mão de obra será necessário para as Ferramentarias 4.0





Mini curso

Tratamentos Superficiais de Aços Ferramenta para Moldes e Matrizes

Carlos Eduardo Pinedo
Diretor técnico da Heat Tech



Horário: 11h10 



Resumo: O mini curso irá abordar os principais aspectos relacionados aos tratamentos superficiais de Nitretação e do Revestimento PVD em ferramentas e trará informações sobre os aspectos práticos envolvidos nestes tratamentos bem como da sua influência na vida das ferramentas.



Como fidelizar o cliente em tempos de crise?

Wagner Aneas - TDC Tools do Brasil 

Horário: 13h40

Resumo da palestra: em breve






Mini curso

Impacto da Escolha de Aço e Tratamentos Térmicos na Produção e Qualidade das Ferramentas: Uma Visão Através de Casos

Cristiane Gonçalves
Eng. de aplicação e assessora técnica da Villares Metals

Horário: 14h50


Resumo: O 
mini curso irá abordar através de casos práticos de falhas, os principais aspectos relacionados à seleção de materiais, propriedades dos aços ferramenta (para trabalho a quente, trabalho a frio e moldes plásticos) e como o tratamento térmico pode impactar na vida útil das ferramentas.






5 Dicas para Dominar a Usinagem Dinâmica



Davi Assaf
Gerente de Aplicação da Fit Solutions

Horário: 16h20







Resumo da palestra: Reduzir o tempo de produção na indústria sempre foi um desafio. Apresentaremos um software focado na alta remoção de material durante o processo de desbaste, que tem o objetivo de reduzir de 60% a mais de 80% no tempo e consequentemente o custo da usinagem.