This page in english

Data: 19 de junho de 2012 - terça-feira
Horário: 08h30 às 18h 
Sala: Crystal  
Vagas: 48
Credenciamento: a partir das 8h                                       

                                                                 



                                                      
                                                        Plano Diretor de Logística:
 
                               Uma estratégia de redução de custos e garantia de elevado nível de serviço ao cliente.






Docentes:








Prof. Carlos Antonio Fernandes  
Prof. Msc Rogério Naves Rezende

Mini Curriculo:

Carlos Antonio Fernandes  

Professor, Administrador, com 33 anos de experiência com foco em logística na Petrobras e na antiga CST, hoje ArcelorMittal Tubarão. Consultor Associado da Primvs Inter Pares. Há 4 anos é Diretor de Projetos Logísticos da SolVix Logística atuando em consultorias em logística em empresas de grande porte, incluindo redesenho de processos, modelagem estratégica da Supply Chain e capacitação de pessoal técnico para atuar nos processos logísticos. 

Tem formação acadêmica em Administração de Empresas (PUC-MG / FAESA-ES), MBA em Gestão Empresarial pela FGV.  



Rogério Naves Rezende  
MSC, professor, engenheiro e diretor da divisão técnica de logística da Associação Brasileira de Metalurgia Materiais e Mineração (ABM), com 25 anos de experiência na industria.  

Engenheiro Metalurgista (UFMG); Mestre em Administração de Empresas (FNH); Pós Graduação em Logística Empresarial (UNA), Gestão Empresarial (FDC) e Engenharia Econômica (FDC). 

Tem 12 anos em consultoria industrial em empresas de grande porte como siderúrgicas, mineração, refratários, cimento e em operadores logísticos. Tem experiência em reengenharia de processos, em analises da cadeia de suprimento, logística inbound e outbound, movimentação e armazenagem, produção, planejamento, S&OP, PDCA e outras metodologias de analise e soluções de problemas, gestão de qualidade, outsourcing, prestação de serviços e desenvolvimento de software.


Objetivo do curso:
Proporcionar aos participantes conceitos e ferramentas para a elaboração de um plano diretor de logística de suas respectivas empresas, visando garantia de atendimento aos padrões acordados com os clientes com eficiência em custos.  


Público alvo: Profissionais técnicos e de nível superior que executam atividades logísticas em empresas industriais e de serviço; operadores logísticos; profissionais que atuam em planejamento, custos e gestão.  

Ementa: A existência de um plano diretor de logística (PDL) é um instrumento de gestão fundamental para assegurar um bom nível de serviço aos clientes a um custo logístico adequado, atuando na melhoria continua de todos os processos da Supply Chain. O PDL deve ser concebido para contemplar diversas possibilidades de cenários, identificando os principais fatores internos e externos, que podem influir no sucesso ou fracasso do processo logístico.  

Por que fazer um PDL? 
As áreas de logística são responsáveis pela integração física interna e externa do setor produtivo desde as fontes de fornecimento até as fontes de consumo. A qualidade deste serviço é que consolida a imagem da empresa junto ao fornecedor e ao seus clientes, definindo o nível de fidelidade e compromisso entre os elos da cadeia.  


Em cenários competitivos, o PDL é um diferencial para se estruturar ações nos níveis estratégico, tático e operacional, visando conduzir e sustentar os processos logísticos, identificando aspectos comparativos e estruturais para superar a concorrência e se adequar as exigências dos mercados onde a empresa atua.  

Na logística as incertezas e os contrastes mudam de configuração a cada dia, exigindo mais proatividade para se ter menos reatividade. Os custos logísticos são elevados devido a precariedade da infraestrutura de transporte no Brasil, carga tributária, entre outros fatores que limitam a capacidade de receber insumos, produzir e fazer chegar os produtos aos clientes.  

Surgem com freqüências algumas questões perturbadoras: como abastecer a empresa de forma segura? Como movimentar, armazenar, controlar e distribuir nossos produtos? Como competir globalmente tendo custos logísticos exorbitantes?  


Para ajudá-lo a entender estas questões nossos consultores apresentarão neste curso os aspectos fundamentais de um PDL, seu alinhamento com planejamento estratégico corporativo, sua estrutura, pré-requisitos, condições para que seja instrumento dinâmico para nortear as relações da empresa e todos os atores da Supply Chain com o mercado consumidor.  



 



















 















R. Antonio Comparato, 218 | Campo Belo | São Paulo - SP | CEP 04605-030 Fone: (11) 5534-4333 | Fax: (11) 5534-4330 | abm@abmbrasil.com.br