Diretor:
José Henrique Noldin Júnior
Tecnored
jjr@tecnored.com.br

Vice-diretor
Iêda MAria Vieira Caminha
INT
iedamari@int.gov.br

Secretária: Cristina Fournier
E-mail: abmrj@abmbrasil.com.br

Endereço:
Rua Araújo Porto Alegre, 36 sala 901
20030-010 - Rio de Janeiro - RJ
Fone: 21 - 2262 8568 / 2220 5912
 
28/04/2008 - ABM - Rio participa de evento na UFRJ
Na semana de 08 a 11 de abril de 2008 foi realizada na Universidade Federal do RJ - UFRJ a V Semana Fluxo de Engenharia, onde a ABM era uma das patrocinadoras. A palestra O Metalurgista do Futuro apresentada pelo Diretor da Regional Rio, Eng. José Henrique Noldin Junior, suscitou várias perguntas e certamente surtiu o efeito esperado que era levantar o interesse dos alunos pela engenharia metalúrgica e de materiais. O evento contou com a participação de cerca de 800 inscritos e o público presente à palestra da ABM era basicamente de alunos do curso de metalurgia e materiais. 
No final foram sorteadas pastas e CD’S do Dicionário Metalúrgico, oferecidos pela ABM e muito elogiados pelos estudantes.

25/09/2007 - SÓCIOS REMIDOS

A Regional Rio homenageia seus sócios Remidos que ao longo de 35 anos colaboraram ininterruptamente com a ABM, numa demonstração de fidelidade e de compromisso com os ideais da Associação.

Alberto do Amaral Osório
Aloysio de Oliveira
Arideu Barão
Arnaldo Thiago Filho
Augusto P. de Souza Filho
Boaventura Mendonça D'Avila Filho
Edgar Kramer de Oliveira
Eduardo Torres Serra
Franz Josef Treu
Fred Woods de Lacerda
Galba Mendonça Costa
Hugo Radino
Jadir Portes Bartolomeu
Jessé C. Peixoto
José Alexandre Gurgel do Amaral
José Carlos D'Abreu
José Carlos Tambasco
Luiz Fernando Sarcinelli Garcia
Manoel Parmenio da Silva
Maria Carolina Marques da Silva - Sócia Honorária
Marco Antonio Grael Sattamini
Michael Isaac
Nelson Resende
Paulo Metello de Oliveira
Raymundo de C. Machado
Ricardo A. Menezes
Ricardo Teixeira
Rudolf Buhler
Silvio Friedrich
Tsuneharu Ogasawara
Waldimir Pirró e Longo
Walter Manheimer - Sócio Honorário



25/09/2007 - FÁBIO DÉCOURT HOMEM DE MELLO - Premiados do Rio de Janeiro
A Regional Rio homenageia os ganhadores do prêmio Fábio Décourt Homem de Mello 2007, outorgado aos melhores formandos dos cursos de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas. São eles:

Leonardo Ramalho Machado – IME
Nívea Boechat dos Santos – UFRJ
Rafael Oliveira Mota - UFRJ



25/09/2007 - PALESTRA: O DESAFIO DA PRECIFICAÇÃO NO B2B - "COMODITIZAÇÃO" X DIFERENCIAÇÃO
O Rio de Janeiro foi a segunda regional a sediar a apresentação da palestra: "O Desafio da Precificação no B2B 'Comoditização' x Diferenciação", a cargo do professor Lino Rodrigues (FEA/USP).

A palestra foi realizada no dia 20/09/07 e contou com a participação de profissionais das áreas de marketing e vendas. O evento visa oferecer uma ferramenta (software) para auxiliar os profissionais em suas negociações, evitando a "comoditização" dos produtos e melhorando a performance da força de vendas.

A próxima apresentação será na sede da ABM, em São Paulo, no dia 26 de outubro de 2007.


13/09/2007 - Reunião do Conselho Assessor - Metas para Gestão 2007/2008
Foi ralizada no dia 10/09/07 a 2ª reunião do Conselho Assessor, gestão 2007/08. O Diretor Regional, José Henrique Noldin Jr, aprsentou o Plano de Metas para sua gestão na Diretoria da Regional. O plano aprovado pelos Conselheiros da Regional está disponível para consulta nesta página.


06/07/2007 - Prêmio Companhia Vale do Rio Doce
O trabalho FLEXIBILIDADE DE MATÉRIAS PRIMAS NO PROCESSO TECNORED, apresentado no 4º Seminário de Auto-redução e Aglomeração a Frio, do 61º Congresso Anual da ABM, foi o grande vencedor do Prêmio Vale do Rio Doce 2007.

Este prêmio é oferecido pela CVRD, sócia Patrocinadora-A da Regional Rio de Janeiro, à melhor contribuição técnica sobre minérios de ferro. O trabalho teve como autores os associados da ABM José Henrique Noldin Júnior (Tecno-Logos/Doutorando PUC-Rio), José Carlos D'Abreu (PUC-Rio), Pedro Henrique Carpinetti Costa (Tecno-Logos) e Edmar Saul Marcheze (Tecno-Logos).
A entrega do prêmio se dará no dia 23/07, durante a cerimônia de abertura do  62º Congresso  Anual.



29/06/2007 - Prêmio Medalha de Prata - extensão para a área de Engenharia de Processos

Por iniciativa do Prof. José Carlos D'Abreu, membro do Conselho Assessor da Regional Rio, foi aprovada nas reuniões de Diretoria e Conselho da ABM, em abril de 2007, a extensão do Prêmio Medalha de Prata para a área de Engenharia de Processos. Esta premiação será feita de forma alternada com o Prêmio Medalha de Prata da área de Metalurgia Física - Hubertus Colpaert. 
Com esta iniciativa, toda a comunidade de Engenheiros Metalúrgicos e de Materiais que atua na ABM terá seus trabalhos reconhecidos através da segunda principal premiação da Associação.




10/10/2006 - Palestra: Implantes Ortopédicos
Implantes Ortopédicos é o novo arquivo que está à disposição para download. O tema foi abordado pela engenheira Iêda M. V. Caminha, da Divisão de Ensaios de Materiais e Produtos do Instituto Nacional de Tecnologia – INT, durante reunião do Conselho Assessor da Regional Rio, no dia 2 de outubro de 2006.
Para download da palestra, clique aqui.

01/06/2006 - PALESTRA ABM-Rio / CEPEL

O CEPEL – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica e a ABM – Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, realizaram a palestra “Aceros Inoxidables Clássicos Modificados para Mejorar su Comportamiento a la Corrosión por “Pitting” proferida pelo Prof. Dr. Enrique Otero Huerta, Catedrático de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Rei Juan Carlos em Madri, Espanha.

A palestra ocorreu no dia 01 de junho de 2006, no CEPEL (auditório do CATE), Cidade Universitária, Ilha do Fundão e contou com a presença de convidados do CEPEL e da ABM-Rio.

Para download da palestra, clique aqui


31/05/2006 - NOVO MATERIAL PARA DOWNLOAD

Fratografia em Polímeros é o tema da palestra que foi proferida pelo eng. João Carlos Miguez Suarez, do Instituto Militar de Engenharia – IME, durante a reunião mensal do Comitê Assessor da Regional do último dia 15 de maio.

Os interessados podem obter download da apresentação em powerpoint, clicando aqui.

Confira outros materiais à disposição na área de download.







09/11/2005 - PALESTRAS PARA DOWNLOAD
Durante as reuniões mensais do Conselho Assessor, a Regional Rio promove palestras de convidados. Estamos disponibilizando, na área de downloads (www.abmbrasil.com.br/cim/download.asp )as apresentações, em powerpoint, das seguintes palestras:

Células a combustível: conceitos e aplicações
Eduardo Torres Serra, diretor da Regional Rio e engenheiro do CEPEL – Centro de Pesquisa de Energia Elétrica
Palestra proferida durante a reunião do Conselho Assessor da Regional ABM Rio, realizada no dia 4 de julho de 2005

Cerâmicas varistoras: fundamentos, tecnologia e aplicações
José Geraldo de Melo Furtado, engenheiro do Departamento de Tecnologias Especiais do CEPEL - Centro de Pesquisa de Energia Elétrica
Palestra proferida durante a reunião do Conselho Assessor da Regional ABM Rio, realizada no dia 22 de agosto de 2005


CONSELHO ASSESSOR DA REGIONAL RIO - 2007/2008


DIRETOR: José Henrique Noldin Junior - Tecno-Logos
VICE-DIRETORA: Iêda Maria Vieira Caminha - INT

MEMBROS
Achilles Dutra - UFRJ
Alexander Clausbruch Cramer e Felipe Pereira (suplente) - Chemtech
André Vasconcelos da Costa e Silva – IBQN/UFF
Bruno Moraes - Valesul 
Eduardo Torres Serra - CEPEL
Fernando Rizzo – PUC
Ivani Bott - PUC
João Cabral – Arsenal de Marinha
João Carlos Miguez Suarez - IME
José Carlos D'Abreu - PUC
Luiz Cláudio Oliveira - Multserv
Maria Carolina M. da Silva - INT
Marco Antonio Sattamini – SATTA Representações
Marcos Abreu Ramos - MMX
Maurício Torem – PUC
Paulo Metello de Oliveira - Profabril Consulplano Group
Pedro Gutemberg Q. Netto - CVRD
Ricardo Menezes - Kompaq
Victor Mangia - Fluxo Consultoria / UFRJ



R. Antonio Comparato, 218 | Campo Belo | São Paulo - SP | CEP 04605-030 Fone: (11) 5534-4333 | Fax: (11) 5534-4330 | abm@abmbrasil.com.br