ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Últimos dias de inscrições para os programas de mestrado e doutorado do CTC/PUC-Rio

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) está com inscrições abertas para oito cursos de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado), que começarão no primeiro semestre de 2018.

As inscrições podem ser feitas online e os interessados devem ficar atentos às datas abaixo:

  • Engenharia Civil - até 30/11/2017
  • Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos – até 30/11/2017
  • Engenharia Elétrica - até 03/12/2017
  • Engenharia Mecânica - até 30/11/2017
  • Engenharia Urbana e Ambiental (Mestrado Profissional) – até 09/02/2018
  • Matemática - até 02/12/2017
  • Metrologia (Mestrado) - até 01/12/2017

A procura pelos cursos de pós-graduação do CTC/PUC-Rio tem aumentado ano a ano. De 2016 para 2017, por exemplo, o aumento registrado foi de 15%, confirmando a tendência de anos anteriores. “A formação de cientistas e pesquisadores revela-se uma ação essencial para o desenvolvimento do Brasil. Este aumento confirma o interesse dos jovens por esta área de atuação”, ressalta o Prof. Márcio Carvalho, coordenador setorial de pós-graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio.
 
Sendo um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica do País, com cerca de 1.200 alunos de pós-graduação, o CTC/PUC-Rio investe de forma expressiva em pesquisa, contando com cerca de 140 laboratórios modernos e especializados. Atualmente, o CTC/PUC-Rio tem corpo docente formado por aproximadamente 180 professores, todos com doutorado e a maioria com formação no exterior, permitindo uma formação sólida alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto para o desenvolvimento de pesquisadores para o País.
 
De acordo com os últimos resultados da CAPES (triênio 2013-2016) — ¬ órgão do governo que avalia todos os programas de pós-graduação do País, com notas de um a sete, ¬ a PUC-Rio está entre as melhores universidades do País. No CTC, dos 12 programas avaliados, cinco receberam nota máxima (Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Matemática e o Mestrado em Metrologia), dois ficaram com nota seis (Engenharias Civil e Física), somando sete programas cujas notas têm nível de excelência internacional. Os demais programas do CTC conquistaram notas de excelência nacional: três foram avaliados com nota cinco (Química, Engenharia de Materiais e Engenharia de Produção) e, para os programas de mestrado profissional (onde a nota máxima é cinco), o de Logística recebeu nota quatro e o de Engenharia Urbana e Ambiental, nota três.
 


Oportunidade de bolsas de estudo para os cursos de tempo integral
 
O candidato aprovado para cursar pós-graduação acadêmica em tempo integral no CTC/PUC-Rio poderá requerer bolsa de estudo da Capes, CNPq e de outros órgãos de fomento. A solicitação deve ser feita diretamente no departamento do curso escolhido. Adicionalmente à bolsa de manutenção concedida para o estudante de pós (com duração de 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado), a obtenção da bolsa exime os alunos dos custos das anuidades e taxas escolares da universidade. A concessão da bolsa está sujeita à disponibilidade em função do número de candidatos aceitos. Alunos que não se qualificarem para receber a bolsa de fomento são elegíveis a outra modalidade de bolsa CAPES (bolsa taxa), que cobre integralmente os custos das anuidades e taxas escolares da universidade. 
 
A seleção dos candidatos é feita pela comissão de pós-graduação de cada curso com base no histórico escolar da graduação, cartas de recomendação, curriculum vitae, experiência profissional e, caso seja necessário, será marcada uma entrevista com o candidato. Os selecionados que sejam ex-alunos da PUC-Rio pagam R$ 50,00 (cinquenta reais) de taxa de inscrição e os demais, R$ 100,00 (cem reais). O candidato pagará a taxa de inscrição somente se for aprovado no processo de seleção. Os cadastros para inscrição devem ser feitos no link http://www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos/ e os editais podem ser consultados no link http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/inscricoes.html#tab2.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da PUC-Rio

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.