ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Palestra online (e gratuita!) apresenta novos materiais para blindagem balística

A necessidade de garantir proteção às pessoas e aos agentes da lei vem ampliando, cada vez mais, a exigência sobre as soluções para proteção balística. Leveza, custo competitivo e, principalmente, capacidade de proteger o usuário do ataque por armamentos pesados são algumas propriedades exigidas a esses materiais.

Esses temas serão apresentados na palestra “Blindagem balística – Exemplo de interação entre as três grandes classes de materiais”, ministrada pelo professor Sérgio Neves Monteiro. Programado para acontecer no próximo dia 21 de setembro, o evento é gratuito e faz parte do programa Difusão Digital, iniciativa da ABM para oferecer palestras e cursos à distância via Internet, sempre ao vivo, com interação entre instrutor e participantes.

O objetivo da apresentação é mostrar como as grandes classes de materiais - cerâmicas, metais e polímeros/compósitos - podem interagir para melhorar o desempenho das soluções para proteção pessoal.

Materiais consagrados, como as fibras de aramida, serão abordados na palestra. “Também serão apresentadas as fibras naturais, que são objeto de pesquisa no momento e que podem se tornar uma alternativa mais econômica e produzida no Brasil aos materiais sintéticos”, adianta Monteiro.

Sobre o palestrante - Sérgio Neves Monteiro possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado e doutorado em Materials Science And Engineering pela University of Florida (EUA) e pós-doutorado pela Universidade de Stuttgart (Alemanha). É colaborador da UFRJ e da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Também coordena a área de engenharias da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e é professor-titular do Instituto Militar de Engenharia. Ao longo de sua carreira, Monteiro atuou na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em materiais conjugados não-metálicos. Editor do Journal of Materials Research and Technology (jmr&t), é presidente do Conselho de Administração da ABM.

 

Palestra: “Blindagem balística – Exemplo de interação entre as três grandes classes de materiais”

Instrutor: Sergio Neves Monteiro

Data: 21 de setembro de 2017, das 10h às 11h30

Prazo de inscrição: 20/9, até 12h

Para participar, basta enviar nome completo, CPF e e-mail de contato para ead@abmbrasil.com.br. O acesso será feito por meio de link enviado pela ABM após a confirmação da inscrição. Mais informações: (11) 5534-4333 ou ead@abmbrasil.com.br

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.