ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Começou, em São Paulo, a 3ª edição da ABM WEEK

Uma cerimônia de abertura realizada nessa terça, 3 de outubro, em São Paulo, marcou o início da ABM WEEK 2017. A Semana, que se estende até 6 de outubro, reúne representantes das indústrias de metalurgia, mineração e materiais para discutir questões estratégicas, boas práticas e tendências para impulsionar as empresas brasileiras.

Durante a solenidade, Sérgio Neves Monteiro, presidente do Conselho de Administração da ABM e professor do Instituto Militar de Engenharia, deu boas-vindas aos participantes, que lotaram o auditório do Pro Magno Centro de Eventos.

Ele também celebrou o fato de que, neste ano, a ABM WEEK recebeu um grande número de trabalhos inscritos – mais de 800 – que foram analisados e selecionados por uma comissão técnica rigorosa. “Isso mostra que a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação não param nessa indústria”, disse Neves, lembrando que os melhores trabalhos apresentados ao longo do evento podem ganhar as páginas de publicações internacionais como o Journal of Materials Research and Technology (JMRT), publicado pela ABM e que recebeu recentemente classificação A1 do Qualis na área de Engenharias II.

“Esse é um grande momento para a nossa comunidade e uma oportunidade para debater temas relevantes”, completou o coordenador-geral do evento e presidente do IPT, Fernando José Gomes Landgraf. Segundo ele, ao longo desses três dias será possível ver que a indústria brasileira continua muito forte e que a produção científica nacional é crescente, tanto em volume, quanto em impacto.

Honrarias

A cerimônia de abertura da ABM WEEK foi marcada também pela entrega da medalha de mérito à ArcelorMittal Tubarão. A premiação é conferida uma vez por ano desde 1944 à pessoa física ou jurídica escolhida pelo Conselho de Administração da ABM.

Em seu discurso de agradecimento, Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira, vice-presidente de Operações Industriais Aços Planos América do Sul da ArcelorMittal, comentou que, para a empresa, “o caminho para transformar o futuro é investir no capital humano, mesmo em um cenário econômico conturbado”. “O reconhecimento da ABM atesta que a nossa estratégia em prol do desenvolvimento de práticas inovadoras e da valorização do ser humano têm impactado positivamente as pessoas e comunidades das quais fazemos parte”, disse o executivo, que representou o CEO da ArcelorMittal Aços Planos na América do Sul, Benjamin Baptista Filho.

A abertura da ABM WEEK contou, ainda, com uma homenagem ao professor da Universidade Federal Fluminense, André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva, que recebeu a medalha Hubertus Colpaert. A honraria é conferida trienalmente a um associado da entidade pelo mérito de sua contribuição nos campos da metalografia e da metalurgia física.

André Luiz é doutor em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade da Flórida (EUA) e revisor do livro “Metalografia dos Produtos Siderúrgicos Comuns”, do próprio professor Hubertus Colpaert. “A medalha Colpaert é um dos mais importantes prêmios que um metalurgista pode almejar no Brasil”, disse Costa e Silva, lembrando que o professor Hubertus Colpaert, precocemente falecido, influenciou, com seu trabalho em metalografia, inúmeras gerações de profissionais brasileiros.

 ABM WEEK

Com uma programação ampla e diversificada, a ABM WEEK é composta por plenárias, painéis, mesas-redondas, fóruns, sessões técnicas, cursos e coquetéis.

A 4ª revolução industrial e a cadeia de fornecimento como agregadora de valor aos negócios estão entre os assuntos que serão debatidos em plenárias. Também estarão no foco das discussões temas desafiadores para as empresas como a problemática infraestrutura logística brasileira e a gestão da inovação de modo estratégico.

Mais informações e programação no site do evento: abmweek.com.br

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.