ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

ABM lança programa de palestras e cursos online ao vivo

Ampliar o acesso e a troca de conhecimentos sem elevar os custos. Transpor barreiras geográficas com o apoio de ferramentas digitais. Esses são os principais motivos que levaram a ABM a lançar o Programa Difusão Digital. Alinhada com a missão da entidade de promover o desenvolvimento das pessoas e a evolução técnico-científica, a iniciativa consiste na oferta de palestras e cursos técnicos transmitidos, ao vivo, via Internet.

Ampliar o acesso e a troca de conhecimentos sem elevar os custos. Transpor barreiras geográficas com o apoio de ferramentas digitais. Esses são os principais motivos que levaram a ABM a lançar o Programa Difusão Digital. Alinhada com a missão da entidade de promover o desenvolvimento das pessoas e a evolução técnico-científica, a iniciativa consiste na oferta de palestras e cursos técnicos transmitidos, ao vivo, via Internet.

"A mudança no perfil das empresas, com a busca constante por redução de custos e aumento de produtividade, associada ao desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, foram as molas que impulsionaram o desenvolvimento do programa", explica Valdomiro Roman da Silva, diretor de Desenvolvimento de Competências da ABM.

"O programa cria a possibilidade de estender a difusão do conhecimento da ABM alcançando os associados em outras regiões do País", acrescenta Horacidio Leal Barbosa Filho, presidente Executivo da ABM. Ele lembra que há pólos importantes da indústria minerometalúrgica afastados do Sudeste do Brasil, como no Pará, no Ceará, no Maranhão e na Bahia, que poderão se beneficiar com o Difusão Digital.

O ciclo inicial do Programa será composto por quatro palestras oferecidas de modo gratuito a todos os interessados. Futuramente, cursos e palestras disponibilizados nesta plataforma serão cobrados, mas com taxas bastante reduzidas em relação aos cursos presenciais. "Aos associados ABM serão oferecidos benefícios especiais, incluindo atividades gratuitas", adianta Valdomiro.

Para a estreia do programa foram selecionados quatro temas que abrangem as áreas de atuação da ABM: mineração, materiais, metalurgia de ferrosos (siderurgia) e de não ferrosos (alumínio). Os instrutores serão profissionais com sólida formação, reconhecidos no mercado e que fazem parte do corpo de especialistas e docentes da Associação.

Dirigidas a profissionais e a estudantes, as apresentações do Difusão Digital terão duração máxima de 90 minutos, dos quais 30 minutos serão reservados para interação entre os participantes, com perguntas e respostas. "O fato de ser uma palestra ao vivo é um diferencial, pois assim estimulamos a interação entre os participantes e o intercâmbio do conhecimento", comenta Leal.

Para participar, é preciso enviar nome completo, CPF e e-mail de contato para ead@abmbrasil.com.br indicando qual palestra você tem interesse. O acesso será feito por meio de link enviado aos inscritos em até 1 dia antes da palestra, podendo ser utilizado computador, tablet ou celular com acesso à internet.

Veja abaixo a programação:

31 de agosto
Tema: "Os aços e suas aplicações"
Palestrante: Willy Ank de Morais
Engenheiro metalurgista, professor dos cursos de graduação (Unisanta e Unaerp) e mestrado da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), além de diretor executivo na Willy Ank Soluções. É também vice-diretor da Comissão Técnica de Iniciação Científico-Tecnológica da ABM.
Prazo de inscrição: 30/8, até 12h

6 de setembro, das 10h às 11h30
Tema: "Uma visão panorâmica da indústria do alumínio"
Palestrante: Ayrton Filleti
Engenheiro metalurgista com especialização em Alumínio pela Escola Politécnica da USP. Autor de vários artigos, ministrante de palestras, com 45 anos de experiência na indústria metalúrgica, tendo ocupado o cargo de gerente de Tecnologia e Meio Ambiente na Alcan Aluminio do Brasil. Diretor Técnico e presidente Emérito da ABAL - Associação Brasileira do Alumínio, consultor sênior da Intelectus Aluminum Consultant, gestor do Comitê Brasileiro da ABNT de Alumínio (CB-35) e membro do Conselho de Administração da ABM.
Prazo de inscrição: 5/9, até 12h

15 de setembro, 14h às 15h30
Tema: "Inovação na Mineração"
Palestrante: Vania Andrade
Química, Master of Science em Gestão da Inovação Tecnológica pelo MIT, mestre em Metalurgia Extrativa pela UFMG, tendo trabalhou na Vale S.A. por 39 anos. É membro do Conselho de Administração da ABM.
Prazo de inscrição: 13/9, até 12h

21 de setembro, 10h às 12h
Tema: "Blindagem balística - Exemplo de interação entre as três grandes classes de materiais"
Palestrante: Sérgio Neves Monteiro
Engenheiro metalurgista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de Master of Science e de PhD na Universidade da Flórida, nos EUA, e pós-doutorado na Universidade de Stuttgart, na Alemanha. Iniciou a carreira acadêmica em 1968, na UFRJ, e foi professor titular dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia, COPPE, até aposentar-se em 1993. Desde 2012 é professor colaborador na pós-graduação em Ciência dos Materiais do Instituto Militar de Engenharia (IME). Autor de mais de 1.000 artigos, é editor nacional do Journal of Materials Research and Technology (jmr&t) e presidente do Conselho de Administração da ABM.
Prazo de inscrição: 19/9, às 12h

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.

Mantenedoras