pt

  • pt

  • en

  • es

ABM News

Qualidade do fornecimento da Usiminas é reconhecida por clientes

15/05/2017
Siderúrgica foi premiada pela Moto Honda e pela Gestamp Automotive em eventos realizados com fornecedores que se destacaram no último ano

Comprometida em entregar produtos e serviços cada vez mais diferenciados ao mercado, a Usiminas segue sendo reconhecida por grandes clientes pelo zelo em todas as etapas de fornecimento. A companhia foi premiada pela Moto Honda na categoria "Excelência em Qualidade e Entrega" durante o Encontro Anual com Fornecedores, realizado no último dia 5, e pela Gestamp Automotive, um dos principais players globais do setor de autopeças, em evento promovido no dia 9.

O diretor executivo de vendas da Usiminas, Rinaldo Machado de Almeida, recebeu o prêmio conferido pela Moto Honda das mãos do presidente da montadora japonesa, Issao Mizoguchi, em cerimônia realizada em Manaus (AM). "Essa é uma importante conquista da equipe Usiminas, especialmente pelo fato de a Honda ser muito rigorosa em sua avaliação e ter, durante o evento, destacado nossos méritos de forma especial", afirma o diretor. 

A Usiminas tem uma parceria de longa data com a Honda no Brasil e, atualmente, fornece seis qualidades de aço ao segmento de motocicletas, originárias das usinas de Ipatinga e Cubatão (SP), para utilização em tubos das motos produzidas pela montadora. "A premiação reflete a qualidade de nossos produtos, o bom desempenho de nossas entregas e o trabalho recentemente realizado de apoio ao cliente", diz o gerente-geral de Atendimento ao Cliente, Garantia da Qualidade e Produto da Usiminas, Eduardo Côrtes Sarmento.

Desde que a Moto Honda passou a fabricar os próprios tubos, a Usiminas trabalhou em conjunto com a montadora para que os produtos tivessem as especificações adequadas ao processo. Segundo Marcos Rodrigues Mendes, gerente-geral de vendas para montadoras da empresa, o grande destaque da premiação é a consolidação do relacionamento e da confiança construída entre as companhias. "Cada vez mais, investimos no conceito de atender o cliente em todos os seus anseios e o prêmio ratifica esse trabalho", frisa Mendes.

Já durante o workshop com fornecedores da Gestamp, realizado em Taubaté (SP), a Usiminas foi uma das agraciadas com o "Prêmio de Excelência em Qualidade" pelo desempenho apresentado ao longo do último ano. A empresa foi avaliada em indicadores como atendimento (vendas e assistência técnica), desempenho do material, da entrega e auditorias da qualidade. Durante todo o período de apuração para o prêmio, a Usiminas obteve IGC (Indicador Geral de Qualidade) acima de 95%.

É a primeira vez que a Usiminas é contemplada na premiação da Gestamp, para a qual são fornecidos produtos como laminados a quente, a frio e revestidos. "Esse reconhecimento simboliza que estamos preparados para desenvolver mais negócios com um dos principais clientes do segmento", garante Evandro Shimidt de Paula, gerente-geral de vendas para autopartes da Usiminas.

Comprometimento com a qualidade

As duas conquistas somam-se a outros prêmios recebidos recentemente pelo grupo Usiminas: o de Destaque Empresarial conferido à Soluções Usiminas - braço da companhia dedicado ao beneficiamento e distribuição do aço - no Encontro com Fornecedores da Honda Automóveis, no mês passado, e como uma das vencedoras do 7º Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental, entregue no fim de março, pelo projeto "Junto e Misturado - Baia de Mistura", dedicado à reciclagem de resíduos inicialmente dispostos em aterro industrial na Usina de Ipatinga (MG).

Os reconhecimentos refletem o compromisso da Usiminas em desenvolver produtos de alto conteúdo tecnológico, customizados para atender as necessidades dos mais diversos mercados, e de trabalhar junto com os clientes para o sucesso da aplicação dos materiais. Após um forte ciclo de investimentos realizado no início dessa década, focado principalmente em novas linhas de laminação e galvanização, a Usiminas vivencia um novo ciclo de produtos, muitos deles inéditos ou exclusivos no país. Somente no último ano, a siderúrgica colocou no mercado nove novos tipos diferentes de aço, sem incluir aqueles em que foram introduzidas melhorias importantes.

Sobre a Usiminas

A Usiminas é líder no mercado brasileiro de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina. A companhia conta com unidades industriais e logísticas localizadas em seis estados do país e está presente em toda a cadeia siderúrgica - da extração do minério, passando pela produção de aço até sua transformação em produtos e bens de capital customizados para o mercado. Possui, hoje, o maior e mais inovador Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em siderurgia da América Latina. O avanço registrado pela siderúrgica nos últimos anos garante inovação, tecnologia e qualidade em todas as linhas de produção, e permite à empresa oferecer ao mercado um portfólio diversificado, com destaque para produtos e serviços de alto valor agregado. Por sua gestão ambiental, a Usiminas foi a segunda siderúrgica do mundo certificada com a ISO14001, gerando maior produtividade com menor consumo. A companhia contribui ainda para o desenvolvimento das comunidades onde atua, por meio do Instituto Cultural Usiminas e da Fundação São Francisco Xavier, oferecendo projetos nas áreas de saúde, educação e cultura. As ações da Usiminas são negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque (ADR nível I) e Madri.

Legenda foto 1: Rinaldo Machado de Almeida, diretor executivo de vendas da Usiminas, e Issao Mizoguchi, presidente da Honda

Legenda foto 2: Tadeu Renattini, diretor de Qualidade e Lean Manufacturing da Gestamp; Bruno Megale Colombo, gerente de contas pleno da Usiminas; e Yuri Ronei Mendes Barbosa, diretor de Compras para o Mercosul da Gestamp.


Fonte: Assessoria de imprensa Usiminas

Empresas Mantenedoras

  • Usiminas
  • Usiminas