pt

  • pt

  • en

  • es

ABM News

Fundação Siemens e Instituto Sabin se unem pela educação infantil

15/03/2017
 Entidades fecham acordo para ampliar o Projeto Experimento, que estimula o interesse de crianças pela ciência;
 Estima-se que a parceria vai impactar 5700 crianças em 19 entidades sociais diferentes;
 Cooperação pode abrir portas para novos projetos no futuro.


A Fundação Siemens firmou uma parceria com o Instituto Sabin para aumentar o alcance do Projeto Experimento, programa que tem o intuito de estimular em crianças o interesse pela ciência. O Instituto vai levar o projeto, que já está em andamento desde 2015 e já beneficiou cerca de 20 mil alunos em sete estados brasileiros, para 19 entidades sociais no Distrito Federal e entornos. É esperado que 5700 crianças sejam impactadas pela parceria nessas novas escolas beneficiadas até janeiro de 2019. A meta do Projeto Experimento para 2017 é ampliar o alcance do programa para 30 mil alunos em 12 estados.

A parceria foi viabilizada graças à Siemens Healthineers, divisão de saúde da Siemens, que enxergou a possibilidade e engajou as duas entidades. A princípio, a parceria tem a duração de dois anos, podendo ser renovada. A expectativa da Fundação Siemens é que a parceria se torne permanente e que o Instituto Sabin se torne um multiplicador do projeto. Além disso, de acordo com Bianca Talassi, Secretária Executiva da Fundação Siemens, as entidades acreditam na força da educação e esse acordo pode abrir caminho para novos projetos no futuro.

A previsão é que as aulas nas novas escolas comecem ainda no primeiro trimestre escolar, impactando crianças a partir dos seis anos. Cada professor pode atender entre 20 e 30 alunos e, nessas 19 entidades, serão treinados dois professores por instituição, totalizando 38 novos professores para a condução do programa. Uma das metas estipuladas é de aumentar este ano o número de professores/multiplicadores em todo o Brasil de 500 para 1500.

"A gente fica muito feliz em poder estender uma parceria que já é bem sucedida no âmbito comercial, de negócios. Foi algo bem simbólico para a gente, conseguir fazer a ponte entre duas iniciativas que cada instituição já fazia, mas que poderiam trabalhar em sinergia, que é o caso agora" disse Fabio Deboni, gerente executivo do Instituto Sabin.

Aumenta o interesse de crianças e jovens pela ciência

O Projeto Experimento, concebido pela Siemens Stiftung (Fundação Siemens na Alemanha), tem como objetivo aprimorar o ensino de ciências e fomentar o interesse por questões científicas em crianças e jovens por meio de uma metodologia que incentiva o aprendizado pela descoberta e parte de iniciativas similares na Alemanha, onde teve origem. "Esse crescimento mostra de maneira clara o comprometimento da Fundação Siemens com o ensino STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática) e a importância de discutir o tema em uma agenda pública, buscando o desenvolvimento do nosso país. Por meio das parcerias firmadas, notamos que a preocupação está presente na indústria, no empresariado, no terceiro setor, nas instituições de ensino e nas secretarias de educação, porém precisamos agir rapidamente", afirma Bianca Talassi.

O projeto atua capacitando professores com métodos, instruções e materiais que encorajam crianças a pensarem de forma independente e criativa sobre problemas científicos e suas soluções. A metodologia facilita aos professores traduzir o princípio do aprendizado por descoberta em práticas de ensino. Nela, crianças e jovens são gestores do próprio conhecimento, explorando fenômenos naturais de forma independente através da experimentação.

No mundo, o projeto criado pela Siemens Stiftung está presente em três continentes, nos seguintes países: Alemanha, África do Sul, Quênia, Chile, Peru, Colômbia, Argentina, México e Brasil.

Para mais informações sobre o Projeto Experimento, acesse: http://www.siemens-fundacao.org/Projeto.aspx?p=1357

Abaixo, seguem as entidades que serão beneficiadas com a parceria Fundação Siemens e Instituto Sabin:



Sobre o Instituto Sabin

Criado em 2005 e qualificado como OSCIP, o Instituto Sabin surgiu com a missão de reunir e formalizar as práticas de responsabilidade social exercidas pelo Laboratório Sabin. Bem antes da criação do Instituto, o Laboratório Sabin já realizava ações sociais, beneficiando comunidades e pessoas em vulnerabilidade social e/ou econômica. O próprio crescimento desse trabalho fez emergir a necessidade da fundação do Instituto.

O primeiro projeto social do Laboratório Sabin foi o Criança e Saúde, cujas ações foram iniciadas em 1999. O objetivo era apoiar creches de comunidades em vulnerabilidade social no desenvolvimento de ações de saúde, em especial as que acolhiam crianças com apresentavam elevados índices de verminoses. A parceria do Sabin foi fundamental para mudar este quadro, não só na redução drástica desses diagnóstico como também na melhoria considerável da estrutura e do atendimento prestado pelas creches à comunidade.

Desde então, as ações, programas e projetos sociais aumentaram e a necessidade da criação de um Instituto responsável exclusivamente por desenvolver e coordenar os projetos se tornou necessária.

Atualmente, o Instituto Sabin tem a missão de promover a melhoria da qualidade de vida de comunidades onde o Grupo Sabin atua nas áreas de saúde, esporte e educação. Até 2016, mais de 800 mil pessoas haviam sido beneficiadas com as ações, projetos e apoio do Instituto. http://institutosabin.org.br/site/

Sobre a Fundação Siemens no Brasil

A antiga Fundação Peter von Siemens - nome dado em homenagem ao fundador da mantenedora - foi criada em 25 de setembro de 1986. Em 2004, obteve o título de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), mudança que possibilitou a ampliação das ações da entidade. A partir de 2012 foi oficialmente nomeada Siemens Fundação Brasil, ou popularmente conhecida como Fundação Siemens. A Fundação foi criada a partir da necessidade de contribuir com o desenvolvimento local, primordialmente nas comunidades onde atua, a partir do entendimento de que ao sermos parte integrante da sociedade, também somos responsáveis por sua situação e ao mesmo tempo, agentes transformadores. Seu foco de atuação está voltado basicamente para a Educação e Desenvolvimento Local através de Tecnologias Básicas. http://www.siemens-fundacao.org/

Fonte: Assessoria de imprensa Siemens

Empresas Mantenedoras

  • Usiminas
  • Usiminas