pt

  • pt

  • en

  • es

ABM News

Usiminas inaugura espaço de arte na sede de BH

14/02/2017


Mostra reúne obras inspiradas na natureza, que trazem a figura humana retratada por meio de máscaras expressionistas

A Usiminas recebe a mostra "Máscaras e Cadeiras", do conceituado artista mineiro Marcelo AB, realizada na sede da companhia, em Belo Horizonte. A exposição inaugura o Espaço Usiminas de Arte, dedicado à exibição de peças do acervo da siderúrgica, como os quadros que integram a mostra, e de artistas convidados. O público poderá conhecer as obras até 30 de abril, mediante agendamento prévio.

 A partir do tema natureza, o homem é o personagem de destaque no cenário apresentado em "Máscaras e Cadeiras", uma retrospectiva de trabalhos produzidos em 1992, em que foram utilizadas as técnicas de tinta acrílica sobre tela e pastel oleoso sobre o papel. As peças apresentam a figura humana traduzida em máscaras expressionistas sobre um fundo de texturas ou fragmentos da natureza, com objetos como vasos, flores e cadeiras em formas quase abstratas. "As máscaras representam os diferentes papeis que o homem assume no dia a dia, seja em casa, no trabalho ou no lazer. Já as cadeiras simbolizam o status e o poder do homem nas diferentes posições sociais", afirma Marcelo AB.

Sobre o artista

Marcelo Afonso Brandão nasceu em 1945, em Belo Horizonte, e começou suas atividades artísticas aos 13 anos com o mestre Frei Davi, no município mineiro de Santos Dumont. A primeira exposição do artista - que trabalhou durante 22 anos na Usiminas e é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - foi realizada em 1971, na Sociedade Brasileira Cultura Inglesa, no Rio de Janeiro. De lá pra cá, com seus 46 anos de carreira, coleciona prêmios nacionais e inúmeras participações em consagradas exposições de artes individuais, centenas coletivas, além de passagens por importantes salões de arte em todo o Brasil.

Serviço

Mostra "Máscaras e Cadeiras"
Visitas agendadas pelo telefone (31) 3499-8599
Rua Professor José Vieira de Mendonça, 3.011, Bairro Engenho Nogueira - Belo Horizonte

Fonte: Assessoria de imprensa Usiminas

Empresas Mantenedoras

  • Usiminas
  • Usiminas